Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Municípios precisam se preparar à gestão de riscos
11/08/2017 - 13h28 em Geral

 

Foi realizado ontem (10) no auditório da Católica de Santa Catarina, o 2º Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”. O evento teve o objetivo de sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de defesa civil, assistência social, saúde, educação, psicologia, direito e áreas afins, sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos. 

O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que falou no período da manhã sobre “Gestão de risco e plano de contingência” e “Plano de contingência – contribuições para a elaboração em cada Município”. O evento discutiu a importância da política de proteção e defesa civil nos municípios. Dados da UFSC apontam Santa Catarina como o Estado com a maior diversidade de desastres do Brasil, sendo também o de maior perda per capita e por quilômetro quadrado. Moratelli defende um plano de ação em cada município, estruturação, protocolos, treinamento e consciência da população sobre autoproteção. “As adversidades fatalmente vão acontecer, mas precisamos estar preparados para elas”, disse. 

Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil reuniu um grande público ontem na Católica de Santa Catarina. Foto: FJBrugnago


O secretário disse que este ano Santa Catarina terá 100% de cobertura por radares e o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais, um dos quais em Jaraguá do Sul, que deverá estar instalado até setembro. É montado em módulos em tempo recorde de cinco dias. Ficará em frente ao 14º Batalhão e a Arena Jaraguá. Na abertura do Encontro participou o prefeito de Guaramirim e presidente da Amvali, Luís Antônio Chiodini, e Ivo Schmitt Filho, representando a 23ª ADR.

Oficinas orientam sobre preparação para desastres

Em parceria com a Udesc e Amvali, a Defesa Civil de Santa Catarina realizará nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório da Associação de Municípios, da Oficina Regional da Defesa Civil de Santa Catarina: Preparação para desastres, como foco no Plano Municipal de Contingência, Planos Comunitários de Gestão de Risco, Nupdec e Planos Familiares de Emergência. Serão dois dias de atividades intensas, das 8h30min às 17h30min.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul