Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Estiagem pode causar redução na safra da banana em até 10%
28/09/2017 15:06 em Economia

 

 

A falta de chuva em Santa Catarina, e que também atinge a região de Corupá há cerca de 90 dias, além de ter contribuído para que poços e nascentes começassem a secar, também preocupa os produtores de banana do município. Como banana é uma fruta de clima tropical e que precisa de mais umidade água para se desenvolver, produtores e especialistas apontam que devido a estiagem, nos próximos meses, a produção da bananicultura poderá sofrer uma redução de até 10%. Apesar da previsão de chuva para esta semana, pode não ocorrer a reversão do percentual das plantações que já foram prejudicadas pela estiagem.  

 

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá Lucas Trevisan comenta que por causa da estiagem, os pés de banana passarão a ter cachos e frutas menores nos próximos ciclos de produção. Além disso, a falta de chuva pode dificultar o processo de manejo das plantações.

 

Lucas destaca que este ano a produção de banana em Corupá já foi afetada por um vendaval em maio e no inverno por uma geada e que também faz com que a bananicultura sofra com as quedas na produção.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Marcos Martini, explica que banana necessita de 150 milímetros (mm) de chuva por mês para se desenvolver normalmente. Mas a Epagri aponta que neste período de estiagem - de julho a setembro - a chuva chegou a 152mm cerca de 50mm por mês, ou seja, bem abaixo da média. “Esperamos que a chuva se normalize em outubro para que a bananicultura não continue sendo prejudicada”, conclui Martini. 

Atualmente Corupá conta com cerca de 650 famílias que cultivam aproximadamente 8 milhões de pés de banana sendo o maior produtor de banana do Estado. 

 

fonte:secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Marcos Martini, contato 3375-1902

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul