Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Família nova para gambás e bugio morto marcam a quinta-feira dos biólogos da Fujama
20/10/2017 - 11h42 em Natureza
 
 
 
Um dia marcado por altos e baixos. Assim foi definida a quinta-feira (19), pelo biólogo Christian Rabock Lemke e a estagiária de biologia Cristina Vanzuita, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente. Tudo começou ainda no dia 9 de outubro, quando um dos biólogos da equipe foi resgatar oito filhotes de gambá, na Rua Henrique Butzke, no bairro Jaraguá. A mãe foi morta, possivelmente, atropelada e os animaizinhos ficaram órfãos. Os filhotes foram recolhidos por uma moradora desta rua e alimentados com bananas até o recolhimento.
Durante os últimos dez dias, eles permaneceram na sede da Fujama, no bairro Jaraguá Esquerdo, sendo tratados e mantidos aquecidos. Já nesta semana, uma nova solicitação de resgate resultou na localização de uma fêmea com um filhote, na Rua Bento Serafim Anacleto, no bairro Chico de Paulo, sobre o forro de uma residência. "Como os gambás têm ninhadas com até mais de dez filhotes, fizemos um teste para ver se a fêmea poderia adotar os filhotes, pois se soltássemos na natureza, eles teriam pouca chance de sobreviver por não saberem se alimentar sozinhos", disse o biólogo Christian Rabock Lemke.  
Nesta quinta-feira (19), os biólogos decidiram fazer a soltura dos animais na região da serra entre Jaraguá do Sul e Pomerode, na Tifa dos Canutos. No retorno, na mesma rodovia, localizaram um animal morto sobre a pista. Ao se aproximarem, identificaram que se tratava de um bugio fêmea, recém atropelada. Enquanto isso, observaram que o macho se encontrava numa árvore próxima ao local. Um morador das proximidades informou aos biólogos que é comum ver bandos de bugios naquela região, no entanto, raramente acontecem fatos como este, de bugios mortos atropelados. "No mesmo dia em que ficamos felizes por encontrar uma família para os gambazinhos abandonados, nos deparamos com aquela cena impactante da fêmea atropelada e o macho observando a poucos metros do local", comentou o biólogo. 
 
 
Fotos - Divulgação/Fujama 
Mais informações com Christian Rabock Lemke – 3273-8008.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul