Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Massaranduba recebe 1º Encontro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais
31/10/2017 - 14h31 em Agricultura

Massaranduba recebe 1º Encontro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

A Prefeitura de Massaranduba, através da Secretaria de Agricultura, com a colaboração do Sindicato Rural de Massaranduba, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e EPAGRI, realiza o 1º Encontro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais.

O evento acontece no dia 21 de novembro, a partir das 13h30, no Sítio Orgânico Sabor e Saúde, do senhor Tomé Zimmermann, na localidade de Ribeirão Wilde. As vagas são limitadas e as inscrições no valor de R$ 5,00 podem ser feitas no Sindicato Rural de Massaranduba. Mais informações pelo telefone (47) 3379-0773.

No Encontro haverá palestras com especialistas da área que discutirão sobre as PANCs: identificação, cultivo, produção de mudas, formas de utilização e benefícios a saúde.

Saiba Mais:

As PANCs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. Fazem parte plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

Para se ter uma ideia, a rúcula que consumimos hoje era considerada erva daninha há pouco tempo. Também são consideradas PANCs, as plantas que são subaproveitadas, como a bananeira - além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados.

Sobre os Palestrantes:

Alesio dos Passos Santos: Coordenador da Farmácia Viva Itinerante, membro do Grupo Semente, presidente do Comitê de Gerenciamento das Águas da Lagoa da Conceição, presidente da Fundação Lagoa, professor de fitoterapia, pesquisador etno-botânico, representante da Assembleia Legislativa de SC como membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e funcionário público estadual. Ganhou prêmio Qualidade de Vida pela Federação Ecológica Catarinense - FEC. Montou o primeiro jardim medicinal na Assembleia Legislativa de SC e atualmente ministra palestras em diversos eventos.

Viviane Corazza: Farmacêutica e bioquímica pela Uri Campus de Erechim (RS), com pós graduação em plantas medicinais pela faculdade Padre Bagozzi de Curitiba (PR). Em sua atuação profissional, leva em conta a alquimia dos preparados cosméticos, o potencial de cura das mãos que os preparam e o equilíbrio das energias femininas e masculinas na alma de todos nós.

 

Mais informações:

Vilson Eichstadt – Secretário de Agricultura

Telefone: 3379-4645

E-mail: sec.agricultura@massaranduba.sc.gov.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul