Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Municípios aprovam criação de Unidade de Conservação do Boa Vista
28/11/2017 14:15 em Natureza
 
 
Durante a última Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), no dia 22 de novembro, os prefeitos aprovaram a proposta da criação de uma Unidade de Conservação na região do Morro da Boa Vista. A aprovação representa um passo a frente na busca de uma alternativa para a conservação da área.
 
Este trabalho, liderado pela Fujama com a participação da Secretaria de Desenvolvimento de Jaraguá, Amvali, Fatma e SDS de SC, tem como objetivo principal a criação de uma Unidade de Conservação acima da cota 600m na região do Morro da Boa Vista, também conhecida como Pico das Antenas. Conforme o presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Junior, a criação da Unidade de Conservação faz parte do grande Programa de Revitalização e fomento do Morro da Boa Vista, integrando projetos de regularização fundiária, revitalização da região das antenas, implantação de infraestrutura ao turismo, esporte e lazer propostos pela Administração Municipal, garantindo assim o uso e preservação da área.
 
A escolha da categoria da U.C. foi pelos técnicos da Fujama, Fatma, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Amvali, onde após estudos, reuniões e visitas técnicas, se optou pelo enquadramento da categoria denominada Monumento Natural. O Monumento Natural (MONA) é a categoria de unidade de conservação que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, como, por exemplo, uma cachoeira, uma rocha e um cânion. 
 
Como unidade do grupo de proteção integral, a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é restrita. O monumento natural é instituído por um ato do poder público (federal, estadual ou municipal), mediante prévios estudos ambientais e consultas públicas. Ele pode ser constituído de áreas particulares se houver compatibilidade entre o objetivo de conservação da unidade e a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários. A visitação pública e as atividades científicas são permitidas, mas devem seguir as normas estabelecidas pelo órgão administrador da unidade, pelo Plano de Manejo e demais regras previstas no regulamento do monumento. “Para agilizar o processo de criação, serão criadas três unidades de conservação contíguas (Jaraguá do Sul, Massaranduba e Guaramirim) formando um mosaico, onde assim teremos a cobertura do Pico acima da cota 600m, pois a região pertence aos três municípios”, explica o presidente.
 
Todos os estudos técnicos necessários estão sendo desenvolvidos pela equipe da Fujama e contemplam o levantamento da fauna, flora, hidrografia e relevo; devendo ser concluídos em março e a implantação efetiva em agosto de 2018. A intenção é apresentá-la no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação que acontece no mesmo período em Florianópolis. A criação da U.C. além  de valorizar a grande beleza cênica da região, aumentará a proteção ecológica da área e trará melhorias para a exploração turística do local, seja com a prática de esportes ou o turismo religioso. Possibilitará também a captação de alguns recursos Estaduais e Federais por parte dos Municípios integrantes do mosaico.
 
A Fujama, bem como, a Administração Municipal e parceiros vem trabalhando para que até o final desse mandato sejam criados e implantados os três parques propostos na campanha (Parque Ambiental nas proximidades do Distrito de Inovação, Parque Linear Via Verde e Monumento Natural Morro Boa Vista), integrando assim um grande caminho de lazer e contemplação das belezas naturais de Jaraguá do Sul e região, com os já implantados como o Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen e o Parque Malwee.
 
“Quando assumi a Fujama em fevereiro desse ano, uma das determinações do Prefeito Antídio foi a criação de áreas de lazer e conservação na nossa Cidade, carência essa detectada durante sua campanha, pois a população jaraguaense necessita desses locais para garantir a boa qualidade de vida”, finaliza Normando Zitta Junior.
 
 
Mais informações com o presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, 3273-8008.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul