
POR JDV>
A definição da música na educação infantil passa pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa.
A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior. Em Guaramirim, a Secretaria Municipal de Educação introduz a musicalização nos centros infantis, pré-escolas e no 1º e 2º ano do ensino fundamental a partir de 2018, com aulas uma vez por semana.
A Câmara de Vereadores aprovou esta semana o projeto para contratação por processo seletivo de professores para essa feita etária, segundo a secretária Marja Prüsse Rebelato. Serão 13 no total. Outra novidade é a disciplina de língua inglesa a partir do 3º ano dentro da grade até fechar o ciclo do ensino fundamental 1. No fundamental 2 (a partir do 6º ano) a disciplina já é ministrada.
TRÂNSITO – No próximo ano letivo, estudantes do 1º ao 3º ano da rede municipal terão conteúdos de Educação para o Trânsito, em parceria com o Demutran, uma vez por semana. “São avanços importantes para a educação, graças à sensibilidade do prefeito Luís Antônio Chiodini, que também é professor e sabe do seu valor para a formação das crianças”, opina Marja.