Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Alunos que participaram de intensivo de alemão recebem certificados
26/01/2018 17:08 em Educação

 

Encerrou nesta sexta-feira (26), com apresentações e entrega de certificados, as aulas do intensivo de alemão que foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura de Corupá e o Goethe-Institut, da Alemanha. O curso intensivo de alemão iniciou no dia 15 de janeiro e contou com 25 alunos entre 8 e 14 anos e que já haviam frenquentado as aulas de alemão em 2017 oferecidas pela Prefeitura de Corupá na rede municipal no contra-turno das aulas regulares. O curso que foi totalmente gratuito, inclusive o material didático, e aconteceu no Auditório do Centro Cultural Hansa Humboldt, no Centro de Corupá. A professora responsável pelo curso foi Deise Raquel Kremer, que veio da unidade do Instituto Goethe de Porto Alegre (RS). As aulas de alemão no contra-turno da rede municipal de Corupá serão retomados no dia 15 de fevereiro.

O intensivo de alemão do Instituto Goethe-Institut ocorreu em Corupá por meio do projeto “Alemão Abre Portas” aplicado desde 2015 com municípios parceiros. O curso intensivo de alemão ocorre no período em que as crianças estão de férias escolares, tendo como objetivo destacar a importância do ensino da língua alemã nas escolas, colocando à disposição o material didático e um professor estudante do último ano do IFPLA - Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã. Em apenas duas semanas de aulas, os estudantes reforçaram palavras, expressões e frases de uso diário.

O prefeito João Carlos Gottardi, a futura secretária de Educação e Cultura Rosane Martini Berti, a assessora de cultura Roseli Siewert, a professora de alemão Fernanda Pellim, o diretor da Escola de Música Jazz Band Elite Lauro Wendorf Junior e a chefe de divisão de merenda escolar Daniele Neves de Souza participaram da entrega dos certificados aos alunos na manhã desta sexta-feira (26). Os certificados são validados pelo Instituto Goethe.

Parceria

Em outubro do ano passado, o prefeito João Carlos Gottardi, a assessora de Cultura Roseli Siewert e a professora de alemão Fernanda Pellim participaram de reunião em Blumenau com o diretor de ensino do Goethe-Institut Adrian Kissmann para iniciar uma parceria com o instituto, já que desde setembro de 2017 a rede municipal de ensino de Corupá passou a oferecer aulas de alemão no contra-turno para cerca de 400 estudantes do ensino fundamental. Segundo Roseli, além do intensivo de alemão, a parceria com o Goethe para 2018 resultará ainda na Semana da Língua Alemã que deve ocorrer em abril no município e também na participação do projeto da biblioteca itinerante do instituto.

O Projeto Deutsche Schule in Corupá (Escola de alemão em Corupá), como é chamado, começou a ser planejado há cerca de um ano e foi efetivado em agosto de 2017 com uma pesquisa de interesse junto dos pais para levantar o número de alunos a frequentar as aulas de alemão. O interesse pelas aulas foi tão grande que no começo da pesquisa, mais de 600 pais demonstraram intenção de inscrever os filhos, fechando em 400 matriculados em quatro escolas municipais.

O objetivo das aulas é ensinar o nível básico do alemão, principalmente vocabulário e oralidade. A ideia é que seja um primeiro passo para que os estudantes busquem se aperfeiçoar não somente no alemão, mas que sejam incentivados a aprender novas línguas.

 

fonte: assessora de Cultura Roseli Siewert, contato 3375-1399

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul