Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Massaranduba implanta o Laboratório de Leitura e Escrita
09/02/2018 - 11h34 em Educação

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Massaranduba está implantando o programa Laboratório de Leitura e Escrita com o objetivo de dinamizar as bibliotecas das escolas municipais transformando o espaço em um laboratório de práticas de leitura e escrita.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Verena Teresinha Sawulski, o programa vem ao encontro da meta 1.6 do Plano de Gestão Estratégias da Secretaria Municipal (2017 – 2020), que indica a “Criação de Programa de Incentivo à Leitura, no município” e com as metas 2 e 5  do Plano Municipal de Educação (Lei nº 1713/2015 e alteração da Lei( 1847/2017).

Ele será desenvolvido nas bibliotecas das escolas da rede do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, atingindo os alunos do pré-escolar e  1º ao 9º ano. Inicialmente três escolas estarão envolvidas: EMEF Professora Araci Duarte,  EMEF Ministro Pedro Aleixo e EMEF Padre Bruno Linden.

Cada biblioteca contará com um funcionário denominado como “monitor de biblioteca” recebendo capacitação com a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC). Sua função será executar práticas de leitura e escrita que venham estimular os alunos no gosto pela leitura, tornando a biblioteca escolar um verdadeiro laboratório de conhecimento.

Ainda de acordo com Verena, o monitor desenvolverá inúmeras atividades de leitura e escrita como: de imagem, individual, coletiva, com a família, fruitiva e para melhor  compreensão dos livros lidos será complementada com atividades de interpretação, escrita, orais e através do uso de ferramentas tecnológicas. As atividades serão desenvolvidas com a parceria dos professores e a direção das escolas.

“ Acreditamos que é através da leitura que se amplia as habilidades  em diferentes áreas. Quem lê melhora a escrita, a expressão corporal, a ortografia, a gramática, a criatividade, a imaginação, amplia o vocabulário e o conhecimento em geral. O espaço da biblioteca escolar é muito rico e deve ser oferecido ao aluno como oportunidade de leitura e de contato com diferentes gêneros textuais”, finaliza Verena.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul