Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Santa Catarina fica em sexto lugar em cobertura de internet no país
22/02/2018 09:32 em Tecnologia

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

POR: Diário Catarinense

Sete em cada 10 residências de SC contam com acesso a internet, revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, e feita com base em dados de 2016. 

Dos domicílios de SC, 73,3% contam com acesso à rede, acima da média nacional, de 69,3%, o que coloca o Estado em sexto lugar entre as unidades da federação. A liderança é do Distrito Federal. Por outro lado, SC tem a terceira maior proporção do país em domicílios com tablet ou microcomputador. 

Ao todo, são 653 mil domicílios que ainda não acessam a rede no Estado, contra 2,4 milhões que acessam. Onde não há uso de internet, o principal motivo, apontado por 41% dos catarinenses, é a falta de interesse. 

Entre as regiões do país, a conexão à rede é maior no Sudeste, onde 76,7% das casas têm acesso, seguido por Centro-Oeste (74,7%), Sul (71,3%), Norte (62,4%) e Nordeste (56,6%). 

Ao todo, 21 milhões de domicílios brasileiros não usavam a internet no quarto trimestre de 2016. O desinteresse foi apontado por 34,8% dos entrevistados como o principal motivador, seguido pelo preço considerado alto (29,6%) e pelo fato de que nenhum morador sabia usar a web (20,7%). A única região em que o desinteresse não é o principal motivo para não ter internet é a Nordeste, onde a primeira razão é o preço.

Em SC, 94,1% dos entrevistados afirmaram que usam a internet com a finalidade de trocar mensagens de texto, de voz ou por aplicativo de e-mail. A principal forma de acesso à web é o celular (95,8%). Mesmo alto, é o segundo menor percentual entre os Estados, só perde para o Rio Grande do Sul (95,2%). 

A pesquisa também levantou o uso de televisores no país. Santa Catarina tem a terceira maior proporção do país em domicílios com aparelhos de TV (98,3%), empatada com São Paulo, atrás apenas de Rio de Janeiro (98,9%) e do Distrito Federal (98,5%). Além disso, é a quarta unidade da federação em percentual de residências em que se faz uso da TV para acessar a internet.

SC ainda é a terceira unidade da federação em percentual de estudantes com celular (78%), atrás apenas do DF e do RS. Também é a quinta em proporção de domicílios com telefone convencional e celular.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul