Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Bill Gates investe em projeto de 'Google Earth' com imagens e tempo real
20/04/2018 - 15h39 em Tecnologia

 

 

POR OLHAR DIGITAL

O Google Earth foi um dos feitos mais interessantes da década passada, permitindo que qualquer canto do mundo fosse explorado a partir de uma perspectiva do espaço. Agora, uma iniciativa chamada EarthNow quer levar o conceito adiante, oferecendo imagens em tempo real do mundo todo.

 

O projeto ambicioso já tem o apoio de Bill Gates e outras empresas, incluindo gigantes como Airbus e SoftBank, além da empresa de investimentos Intellectual Ventures. A ideia é oferecer uma transmissão de vídeo em tempo real de qualquer ponto do planeta com um atraso máximo de até 2 segundos.

 

O sistema visa oferecer serviços para empresas e governos, proporcionando informações para monitorar tempestades, conflitos violentos, desastres naturais e embarcações ilegais de pesca ou até mesmo piratas. No entanto, não há como discutir que o projeto teria impactos enormes sobre a privacidade de pessoas no mundo inteiro, que efetivamente teria seu comportamento transmitido em tempo real pela internet. Como nota o site Mic, hoje existem sistemas de vigilância em tempo real, mas eles estão restritos a governos e são secretos; o modelo de negócios da EarthNow ainda é nebuloso, e não se sabe com precisão como ela pretende aproveitar essas imagens.

 

 

Para isso, seria necessário o lançamento de uma rede de satélites extensa para cobrir o globo, porque é necessário ter ao menos um deles cobrindo cada parte do planeta em todos os momentos. Segundo Hannigan Told, CEO da EarthNow, a expectativa é que o custo total do sistema fique em US$ 1 bilhão.

 

Segundo a empresa, cada satélite vai carregar “mais núcleos de processamento do que todos os outros satélites comerciais combinados”, o que é uma promessa interessante e difícil de ser implementada. O processamento de vídeo em tempo real é algo que requer bastante energia, e satélites comerciais normalmente contam com energia restrita, então o feito da EarthNow, se cumprir o que promete, seria realmente impressionante.

 

Os satélites serão produzidos pela Airbus nas cidades de Toulouse e Flórida, mas ainda não se sabe quantas unidades serão produzidas. Não se sabe também quanto dinheiro foi investido no projeto até o momento. Ainda não há uma estimativa de quando o projeto sairá do papel.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul