Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Jaraguá participa de grupo inédito de estudo sobre “língua presa”
28/06/2018 13:27 em Educação
 
 
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul participou na semana passada, em Florianópolis, do 1º Encontro Estadual de Estudos sobre Anquiloglossia, uma anomalia de desenvolvimento da língua, conhecida como “língua presa”. Representantes de todos os 49 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Santa Catarina estiveram presentes. Jaraguá do Sul é um dos sete municípios que participam do Grupo Condutor de Estudos sobre Anquiloglossia de Santa Catarina, o primeiro do País, que promoveu o encontro. 
 
A odontopediatra Cintia Silveira Gargioni, do CEO de Jaraguá, membro do grupo e uma das palestrantes do encontro, explica que o grupo condutor surgiu em agosto do ano passado com o objetivo de levantar dados sobre como é identificada e tratada a anquiloglossia em Santa Catarina, começando pelos municípios do grupo, entre eles, Jaraguá do Sul. O atendimento às crianças com essa anomalia na língua é previsto pela Lei Federal nº 13.002/2014 e os municípios ainda se adéquam às suas exigências. Na cidade de Jaraguá do Sul foi realizado um levantamento sobre as instituições hospitalares e a realização do teste da linguinha. Também foi organizado um fluxo para o atendimento, na rede SUS, à pessoa com o problema, desde a unidade de saúde até o Centro de Especialidades Odontológicas.
 
O protocolo de atendimento da anquiloglossia encontra-se em análise por comissão na Secretaria de Saúde. Após aprovado pela comissão, passará por consulta pública on-line. O terceiro passo será a capacitação das unidades de saúde com relação ao protocolo. O diagnóstico e tratamento precoce da anquiloglossia podem evitar problemas com a amamentação, mastigação, deglutição, higiene oral, pronúncia de palavras e desenvolvimento social e afetivo. 
 
Fontes: Níura Demarchi dos Santos – diretora de Saúde, Secretaria de Saúde – (47) 2106-8419, 98498-9079
Cintia Silveira Gargioni – odontopediatra do CEO, membro do 1º Grupo Condutor de Estudos sobre Anquiloglossia do País – (47) 2106-8502
Fotos anexas. Crédito: Divulgação/PMJS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul