Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Abertura da 12ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul terá conversa com Roger Mello e exposição de Luciano Martins
07/08/2018 - 17h10 em Cultura

 

 

A 12ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul inicia no próximo dia 09 de agosto com uma programação intensa e variada, voltada para todas as idades e interesses.

A Abertura oficial acontece às 19h, na Sala de Exposições do Centro Cultural SCAR, com a exposição Mundo Lúdico, do artista Luciano Martins. Mas antes, às 14h30, no Grande Teatro, o destaque é Roger Mello, um dos maiores ilustradores e autor de livros infantis do planeta. No bate papo As Cores das Palavras, o único ilustrador da América Latina a ganhar o Prêmio Hans Christian Andersen – o Nobel da literatura infanto-juvenil – conversa sobre a forma de contar histórias com imagens.

Roger Mello já recebeu nove vezes o Prêmio Jabuti e foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e União Brasileira dos Escritores pelo conjunto de sua obra. Também recebeu o Grande Prêmio Internacional da Fondation da Espace Enfants (Suíça), e conquistou duas vezes o selo White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique. Em razão dos seus vários trabalhos premiados (mais de quinze), tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). As cores fortes e quentes de Mello preenchem traços carregados de dramaticidade e espírito lúdico, emprestando às obras de outros escritores um clima marcadamente brasileiro e alegre. Esse também é o tempero essencial de muitos de seus livros, escrevendo principalmente recontos de lendas e histórias do folclore, revelando nuances da alma e dos feitos do povo.

Luciano Martins iniciou sua carreira criativa na publicidade em 1986, em Porto Alegre, onde recebeu mais de duzentos prêmios regionais, nacionais e internacionais. Mas encontrou seu verdadeiro lugar de destaque no campo das artes, onde, utilizando cores vibrantes e traços lúdicos, desponta como um dos nomes mais importantes de sua geração. Em dezesseis anos de pintura, já são mais de 90 mostras no currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina. Cow Parade e Elephant Parade, duas das maiores exposições a céu aberto do mundo, também já receberam suas pinceladas. Em 2015 foi convidado pelo Instituto Ayrton Senna, para participar de uma mostra em homenagem aos 20 anos de legado do piloto e recentemente assinou contrato com a Rede Globo, que utiliza seus quadros para ilustrar o cenário de algumas novelas e programas.

Entre os convidados especiais estão nomes como Zeca Camargo, que acaba de realizar o pré-lançamento de seu livro “Índia: sabores e sensações” na Flip (Festa Literária de Paraty) e que está finalizando a biografia da cantora Elza Soares; o fenômeno da nova geração de talentos que surgiu na literatura nacional, Ana Beatriz BrandãoLeonardo Tomus, crítico literário da Universidade de Sorbonne, na França, e o poeta Hang Ferrero, que apresenta seus poemas em um espetáculo multimídia, junto com o DJ Nilson CWB.

“Em 2018 atingimos o máximo de pluralidade de atrações, em uma programação montada para atingir diversos públicos, do mais popular ao mais erudito, dos leitores mais vorazes aos que ainda estão descobrindo o prazer de ter um livro nas mãos. Cada vez mais temos orgulho de organizar uma verdadeira festa literária”, destaca o escritor e editor João Chiodini, Coordenador da Feira do Livro.

Uma das novidades que mais tem chamado a atenção é o Concurso de Cosplay. Termo em inglês formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação), o cosplay é uma atividade na qual os participantes se fantasiam de personagens da cultura pop. O concurso, que vai distribuir mais de mil reais em prêmios, acontece no Galpão da Leitura no dia 11 de agosto.

 

A Feira do Livro acontece de 09 a 19 de agosto no estacionamento do Centro Cultural SCAR. No local, uma tenda de cerca de mil metros quadrados abriga 16 expositores com milhares de títulos à venda. Durante os 11 dias de evento, a estimativa da organização é receber em torno de 65 mil visitantes, que podem acessar as atrações gratuitamente das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, nos sábados, e das 10h às 18h, nos domingos.

A programação completa está no site www.feiradolivro.org

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul