Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Cinco equipes treinam para a Olimpíada Brasileira de Robótica
11/08/2018 - 0h08 em Tecnologia
 
 
Jaraguá do Sul vai participar pela primeira vez da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, no próximo dia 17 de agosto, no município de Araraguá, no Sul do Estado. A competição é destinada a estudantes fundamental, médio e técnico até 19 anos.
Daqui, estão inscritas cinco equipes, com um total de 18 alunos de quatro escolas municipais (EMEB Jonas Alves de Souza, EMEB Loteamento Amizade, EMEB Ribeirão Cavalo e EMEB Ricieri Marcatto). Nos últimos 30 dias, os grupos têm se dedicado bastante para bem representar Jaraguá do Sul na OBR. E foram os estudantes selecionados para a OBR que se reuniram na tarde desta sexta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Educação para fazer mais um treinamento e ajustar os robôs para a competição.
O treinamento desta sexta-feira foi acompanhado pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli, pelo secretário de Educação, Rogério Jung, equipe da Semed, pais e professores de robótica que atuam nas escolas municipais. De acordo com Jung, o Município vem inovando na educação e a robótica é uma ferramenta muito importante para despertar o interesse dos estudantes por vários disciplinas, como a matemática. “É importante que o estudante se identifique com algo que ele goste. Por isso, oferecemos a robótica, música e os laboratórios de ciências, por exemplo, e estamos obtendo resultados interessantes neste sentido”, comenta o secretário.
O prefeito Antídio Lunelli parabenizou as equipes pelo trabalho e disciplina. Desejou sorte a todos na OBR e ressaltou as ações para incentivo aos estudos. “O futuro pertence a vocês, que vão comandar o nosso País e o Município. Isso vai depender daquilo que vocês escolherem hoje. Gostaria de voltar a ser jovem para poder aproveitar estas oportunidades que vocês têm”, disso o prefeito.
Betriz Oliveira Fernandes, 15 anos, é aluna da EMEB Ricieri Marcatto e está desde o ano passado tendo aulas de robótica e cada vez mais se interessando pelo assunto, principalmente pelo uso da matemática. “Eu gosto muito de matemática e na robótica tem bastante envolvimento da disciplina”, disse. Beatriz integra a equipe Walle Matrix e espera que a primeira participação na OBR ocorra da melhor forma possível, já que o tempo é curto para os ajustes dos equipamentos.
O treinamento consistiu em programar o robô para resgate de vítimas em ambiente de desastre natural. Os robôs tinham que percorrer uma trilha, desviar de obstáculos, resgatar as ‘vítimas’ e levá-las até uma área para o resgate humano.
O programa de robótica nas escolas iniciou ainda em 2008, mas foi em 2017 que recebeu incremento com a aquisição de novos e mais modernos kits que atualmente são utilizados por 232 estudantes da rede municipal de ensino.
 
 
Fonte: Rogério Jung - 2106-8122
Fotos anexas - créditos: Patrick Titz/PMJS
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul