Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Câmara aprova o Plano Municipal de Turismo
12/04/2019 11:18 em Geral
 
 
Um leque de possibilidades para impulsionar ações turísticas está aberto desde a noite de quinta-feira (11), com a aprovação em segunda votação do projeto de lei 33/2019, que instituiu o Plano Municipal de Turismo (PlaMTur). O projeto, encabeçado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, teve a participação do trade turístico e de instituições ligadas ao segmento. O PlaMTur, que tramitava no Legislativo desde 28 de fevereiro, agora segue para sanção do prefeito Antídio Aleixo Lunelli.
O PlaMTur é um instrumento de gestão que traz orientações estratégicas ao desenvolvimento do turismo no município, consolidando a política pública para o setor. O Plano determina atribuições e responsabilidades no planejamento, desenvolvimento e estímulo do segmento turístico, contemplando itens como sustentabilidade e objetivando a melhoria dos indicadores do turismo como atividade econômica, contribuindo para o emprego e renda.
São definidos como segmentos prioritários o Turismo de Negócios e Eventos, Turismo Cultural, Turismo de Aventura, Religioso e o Agroturismo. O PlaMTur prevê ainda que a expansão do setor será implementada de forma conjunta entre o poder público e a iniciativa privada, instituindo uma gestão integrada e compartilhada. Outro fator destacado no documento é a preservação de características físicas, culturais e históricas, contribuindo na melhoria de vida da população.
 
Marco no turismo
 
O Secretário de Desenvolvimento Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Sávil Zancanaro, ressalta que “o Plano Municipal de Turismo tem como principal objetivo definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazos, além de fomentar o desenvolvimento da atividade turística em Jaraguá do Sul, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo”. Zancanaro enfatiza que “o documento será executado pelo poder público nos próximos 10 anos, sendo este o maior legado desse trabalho, que é o fato da cidade ganhar uma política pública no setor para a próxima década”. 
O diretor de Turismo, Marcelo Nasato, destaca que o PlaMTur “será um marco no Turismo deixado por esta administração. Há muitos anos se falava, se sentia a necessidade, mas nunca tinha sido feito esse trabalho de colocar tudo no papel. Agora Jaraguá do Sul terá uma Política Pública do Turismo”. Nasato salienta que “a Equipe do Turismo trabalhou aproximadamente 18 meses para elaborar este documento e o projeto de Lei. Houve a participação de várias entidades, empresas ligadas ao turismo, prestadores de serviços, do Conselho Municipal de Turismo e dos principais bairros da cidade, que também contribuíram com este trabalho”.
Ainda de acordo com Marcelo Nasato, “o trabalho ainda não terminou. Na verdade, está só começando, pois os programas serão detalhados com a aprovação e algumas ações estavam aguardando a aprovação do PlaMTur para serem executadas, já com as diretrizes conforme previstas no Plano”.  
 
Etapas
 
Os estudos que conduziram à elaboração do PlamTur iniciaram em fevereiro de 2017 e ao longo do ano foram realizadas 10 reuniões com representantes dos meios de hospedagem, de agências de turismo, guias de turismo, promotores de eventos, transportadoras turísticas, dos esportes de aventura, entidades de classe, Centro Cultural de Jaraguá do Sul e do Conselho Municipal de Turismo (CoMTur). Moradores e empreendedores de Nereu Ramos, Boa Vista, Barra do Rio Cerro e bairros do entorno também contribuíram na formatação do documento.
Vale lembrar que no dia 16 de outubro de 2018 foi realizada audiência pública no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), ocasião em que o documento foi disponibilizado para sugestões da comunidade. A proposta final, com os acréscimos, foi encaminhada à análise do Executivo no dia 31 de outubro.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul