Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
esporte
Jaraguá do Sul sedia o II Seminário Cidades Mais Saudáveis
04/05/2022 15:57 em Eventos

 

Evento reuniu integrantes das instituições parceiras do movimento e refletiu sobre a melhoria da qualidade de vida


Jaraguá do Sul sediou na noite desta terça-feira (3), o II Seminário Cidades Mais Saudáveis, no Centro Empresarial, uma iniciativa do Programa Jaraguá Mais Saudável, do qual a Prefeitura faz parte. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, representou a gestão municipal, junto com outros servidores.

O evento teve como temas principais o planejamento da cidade na perspectiva da promoção à saúde, além de abordar o assunto Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, apresentação da Plataforma GoMoov, mobilidade inteligente e como iniciativas de sucesso em qualidade de vida, o caso do Programa 60+ do Hospital São José.

Aberto à comunidade, o seminário oportunizou aos participantes uma reflexão aprofundada sobre o tema, tanto de forma individual como coletiva, e sobre como se pode evoluir nessas iniciativas dentro da sociedade moderna.

Em sua fala, Arruda disse que a Prefeitura é parceria de todas as entidades que promovam a melhoria da qualidade de vida da nossa população. “Prova disso são os investimentos que a gestão vem fazendo nos últimos cinco anos, na criação dos parques Via Verde, Arena e da Inovação, que são espaços para o lazer, o descanso, a prática de esportes e diversos eventos culturais, sabemos o quanto essas ações interferem positivamente na vida das pessoas”, disse.

Arruda ainda citou como iniciativa de promoção à qualidade de vida os investimentos em saneamento básico (esgoto sanitário, água tratada e destinação de resíduos).

Em se tratando de mobilidade urbana, comentou que foram pavimentadas nos últimos cinco anos 340 ruas e criados 90 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, para incentivar o uso da bicicleta, tanto para o lazer como para o trabalho.

“O cuidado com os idosos, oferecendo atividades de recreação, lazer e de prevenção à saúde também são itens de qualidade de vida. O mesmo acontece com a preocupação com a alimentação das crianças nas escolas, com um cardápio saudável, balanceado, com probióticos como estamos usando na merenda, com produtos orgânicos. Enfim, são inúmeras ações que colocam Jaraguá do Sul em posição privilegiada no Brasil em relação a outros municípios. Esperamos que tudo isso se some às boas iniciativas geradas pelo movimento Cidades Mais Saudáveis, em prol da nossa gente”, finalizou.

O Seminário teve como primeiro painelista o diretor geral do Laboratório Internacional LabCHIS, Dr. Eduardo Moreira Costa, e a Dra. Ana Maria Girotti Sperandio (PhD pela Unicamp), que falaram sobre como Planejar a Cidade na Perspectiva da Promoção à saúde. Em seguida, Jean Cardoso (CEO da GoMoov), apresentou a plataforma de mobilidade inteligente GoMoov. Por fim, Jeferson Ferrari (Psicólogo Coordenador de Projetos do Hospital São José), apresentou o caso do Programa 60+, desenvolvido na instituição.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul
Publicidade