Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Colocação de ciclofaixas contribui para mobilidade em Jaraguá do Sul
31/05/2017 17:16 em Trânsito

 

A recente conclusão da ciclofaixa na Rua Rudolfo Hufenuessler, no Centro, é mais uma boa notícia para o os adeptos da bicicleta como meio de transporte tanto para o lazer como para ir à escola ou ao trabalho. De acordo com o diretor de Trânsito da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Irio Riegel, somadas ciclofaixas e ciclovias hoje Jaraguá do Sul dispõe de 55,5 quilômetros de trajetos exclusivos para ciclistas. Segundo o diretor, se projeta ae o fim dessa gestão municipal chegar a 56,2 KM de ciclofaixas e mais 8,19 KM de ciclovias

A adoção tanto de ciclovias como de ciclofaixas atende a uma tendência crescente nos grandes centros urbanos brasileiros que buscam, por meio do uso da bicicleta, minimizar o problema dos congestionamento de veículos e consequente aumento de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, além de ser uma opção saudável de seu usuário.

Diferença – Para muitas pessoas o termo ciclofaixa e ciclovia tem o mesmo significado. Por isso, é importante entender a diferença entre as duas estruturas viárias. No caso ciclovia trata-se de um espaço segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo. 

A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso. Dentre as existentes em Jaraguá do Sul a mais extensa tem 5.860 metros, e se prolonga paralela a linha férrea passando na ruas como Affonso Nicoluzzi (bairros Rau e Água Verde), Venâncio da Silva Porto (Nova Brasília e Vila Lenzi), Gumercindo da Silva (Centro), entre outras, sentido WEG 2 (Centenário).



Já ciclofaixa é quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus. Em Jaraguá a ciclofaixa mais longa é a da rua José Theodoro Ribeiro, na Ilha da Figueira, com 4335 metros.

Panorama da ciclofaixas e ciclovias em Jaraguá do Sul

Existentes

1. ciclofaixas - 49.655,metros (m)

2. ciclovias - 5.860 m

Extensão total: 55.515 m

Obras projetadas

1. ciclofaixas = 56.220 m

2. ciclovias = 8.195 m

Extensão total projetada: 64.415 m

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul