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Concessão de três rodovias no Norte de SC é apresentada
10/08/2017 09:03 em Trânsito

 

O Estado apresentou na segunda-feira para lideranças da região de Joinville o estudo de concessão de rodovias no Norte de Santa Catarina, que envolve a BR-280, desde São Francisco do Sul até Porto União, e mais a SC-418 (Serra Dona Francisca) e a SC-108, a Rodovia do Arroz. As duas últimas são rodovias estaduais, mas pelo estudo continuarão sendo patrimônio do Estado. Pela proposta a União deve administrá-la durante as três décadas de concessão.

O estudo prevê cinco praças de pedágio nos 376 quilômetros das três rodovias. Levantamento inicial divulgado durante o encontro com lideranças rm Araquari, na tarde do dia 7, registra o custo de R$ 0,17 por quilômetro, o que chegaria a R$ 6,00 para cada praça, conforme a distância. É um valor preliminar. 

Proposta prevê a concessão de 376 km envolvendo a BR 280, a Rodovia do Arroz e a Serra Dona Francisca. FOTO: ISANDRO FIAMONCINI


No decorrer dos 30 anos de concessão estão previstos investimentos de R$ 200 milhões na Rodovia do Arroz, R$ 350 milhões na Serra Dona Francisca e R$ 2,7 bilhões na BR-280, conforme termo de referência de 2016. Até o final do ano a expectativa da Secretaria de Estado do Planejamento é de que o estudo da BR-280 termine e as primeiras audiências públicas aconteçam no início de 2018. Existe todo um trâmite a ser cumprido antes do edital público que será lançado em leilão em bolsa de valores para concessão.

Estudo foi mostrado durante encontro da Agência Regional

Os estudos sobre o plano de concessão das rodovias catarinenses foram realizados pela Secretaria de Planejamento em conjunto com o Ministério dos Transportes, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Deinfra e SCPar. O plano foi apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, composto pelos prefeitos e presidentes das câmaras municipais de Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Um dos temas apresentados foi o escopo das diretrizes para a estruturação do plano de concessões. Essas diretrizes, estabelecidas pelo Governo Federal, levam em conta aspectos como viabilização financeira para conservação das rodovias, integração regional e desenvolvimento local.

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