Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Seguem preparativos para 2ª edição do Movimento Jaraguá em Ciência
23/05/2019 17:02 em Educação

 

 

A exemplo de 2018, iniciativa reunirá três eventos num único espaço com trabalhos de estudantes de várias regiões brasileiras

 

De 10 a 14 de setembro, o Parque Municipal de Eventos se tornará um dos principais polos de conhecimento científico produzido por estudantes no Estado. No espaço ocorrerá o 2º Movimento Jaraguá em Ciência que irá reunir, simultaneamente, três feiras científicas: a 4ª edição da Feira Municipal Científica e Tecnologia (Fecitec), a 10ª Feira de Educação Matemática e a 4ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic). Segundo os organizadores a finalidade é incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades desenvolvidas curricular ou extracurricularmente, promovendo a formação de futuros pesquisadores e o desenvolvimento científico e tecnológico.

 

Em 2018, cerca de três mil visitantes passaram pelo Parque de Eventos nos cinco dias de exposições e premiações. Já entre expositores, professores e avaliadores estiveram no local mais de mil pessoas de todo Brasil e algumas de fora do País.

 

Para este ano, o secretário de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rogério Jung, adiantou algumas melhorias. “Estamos ampliando as feiras. Serão 150 trabalhos referentes a feira de matemática e a feira de ciências da rede municipal e mais 250 trabalhos de iniciação científica”. Jung acrescenta que este ano a expectativa é de um número maior de alunos e também de representantes de outros estados e também de outros países. “Na última edição tivemos aqui representantes 17 estados e o Paraguai. Acredito que este ano haverá a participação de pelo menos países que já sinalizaram a presença.”

 

Feiras – Cada evento que compõe o Movimento Jaraguá Ciência tem suas próprias características.

 

Feira de Educação Matemática: tem caráter regional, classificando trabalhos para a Feira Catarinense de Matemática. Em 2018, foram 51 trabalhos de 50 instituições de Ensino de Jaraguá e Região. Ao todo 110 alunos expuseram seus trabalhos Destes foram classificados 13 trabalhos para Feira Catarinense de Matemática dos quais dois foram classificados para VII Feira Nacional de Matemática.

 

Feira Municipal Científica e Tecnológica (Fecitec): destinada a trabalhos realizados em todos os níveis da rede municipal de ensino. Na edição anterior foram apresentados 57 trabalhos de 20 instituições municipais de ensino. Contou com 116 expositores.

 

Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic): organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica, a feira recebe trabalhos nacionais e internacionais de iniciação científica de todas as áreas do conhecimento. Em 2018 foram submetidos 402 projetosaprovados foram 132 projetos (118 estandes e 14 comunicações orais/banners). Ao todo participaram 286 alunos expositores com 97 professores orientadores. O evento promoveu ainda 55 premiações que credenciaram trabalhos para feiras nacionais, internacionais e cinco bolsas de estudo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul