Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Ação da campanha de Combate ao Tabagismo acontece nessa terça (4)
03/06/2019 14:25 em Saúde

 


A Secretaria da Saúde realiza ação da Campanha Municipal de Combate ao Tabagismo nessa terça-feira (4), das das 9 às 16h30, ao lado do Museu da Paz, localizado em frente ao Terminal Urbano, na Avenida Getúlio Vargas. A atividade ocorrerá sob uma tenda, onde haverá roda de conversas com profissionais de saúde e serão fornecidas à população informações sobre os malefícios do cigarro e do narguile, orientações sobre tratamento e avaliação da dependência do fumante, além de outros serviços da Secretaria de Saúde, como avaliação de pressão e auriculoterapia. No local também estará exposto um totem, demonstrando o quanto representa o uso do narguile em comparação ao cigarro. Inicialmente agendado para a última sexta-feira (31) – Dia Internacional de Combate ao Tabagismo –, o evento foi transferido devido à chuva. A previsão para essa terça e de tempo bom, mas caso chova, a atividade será cancelada.

A Campanha Municipal de Combate ao Tabagismo iniciou em 27 de maio, com atividades durante toda a semana, intensificando ações de prevenção, principalmente em rodas de conversa nas salas de espera e orientações sobre os malefícios do cigarro e do narguile. De acordo com a gerente de Programas de Saúde, Joyce Ribeiro Bueno, o narguile é o tema desse ano, conforme divulgação em outdoors, cartazes e flyers.

Segundo Joyce Bueno, a opção pelo tema reflete a preocupação dos profissionais de saúde do município pelo aumento do uso de narguile, tornando-se moda entre os jovens, porque tem-se a falsa ideia de que a fumaça é filtrada pela água e não provoca tantos malefícios quanto o cigarro. Ela explica que os dois causam os mesmos prejuízos à saúde, porém o narguile potencializa esses males, pois a fumaça possui quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas.

Para se ter uma ideia do potencial maléfico do narguile, Joyce alerta que, a cada hora de inalação de sua fumaça equivale ao consumo de 100 cigarros. Comparando-se ao consumo do cigarro é individual, uma pessoa geralmente consome de 17 a 20 cigarros, fumando em intervalos regulares de uma hora mais ou menos, o narguile é usado em rodas de amigos de forma contínua por várias horas. “Como é um hábito social entre os jovens, surgem situações perigosas de associação ao consumo de outras drogas, como álcool, crack e cocaína, por exemplo”, acrescenta.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul