Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Atividade da Saúde esclarece público malefícios do tabagismo
04/06/2019 13:36 em Saúde
 

Nesta terça-feira (4), a Secretaria de Saúde está como uma equipe de servidores instalada sob uma tenda ao lado do Museu da Paz (em frente ao Terminal Urbano), onde distribuem flyers alertando sobre os malefícios do tabagismo e oferecem serviços como teste de glicemia, avaliação de pressão e auriculoterapia, além de degustação de chás do programa de Fitoterapia. Com encerramento previsto para as 16 horas, a atividade, que tem a parceria da Unisociesc e da Faculdade Anhanguera, integra a Campanha Municipal de Combate ao Tabagismo e ainda inclui roda de conversas com profissionais da Saúde, orientações acerca de tratamentos e avaliação da dependência do fumante.

No local também está exposto um totem, demonstrando o quanto representa o uso do narguile – que é o foco da campanha – em comparação ao cigarro. A informação impactante nessa peça destaca que a cada hora de inalação de sua fumaça equivale ao consumo de 100 cigarros. A gerente de Programas de Saúde, Joyce Ribeiro Bueno, explica que a campanha adota esse tema porque notou-se o aumento no uso desse aparelho, sobretudo entre os jovens. De acordo com ela, percebe-se uma redução no uso do cigarro, mas os jovens, principalmente, passaram a adotar alternativas como o narguile e o cigarro eletrônico, que são tão prejudiciais à saúde quanto o cigarro.

Joyce avalia que, considerando a repercussão dessa mensagem nas redes sociais, a campanha atingiu o público-alvo – os jovens – e também pessoas de outras faixas etárias. Ela informa que a Campanha de Combate ao Tabagismo não para com essa atividade. A partir dessa quarta-feira (5), o totem, com sua informação impactante, estará exposto no Jaraguá Parking Shopping, onde deve permanecer por uma semana. Depois, percorrerá escolas e faculdades, num itinerário a ser definido.

A Campanha Municipal de Combate ao Tabagismo iniciou em 27 de maio, com atividades durante toda a semana, intensificando ações de prevenção, principalmente em rodas de conversa nas salas de espera e orientações sobre os malefícios do cigarro e do narguile. O evento desta terça-feira estava programado para a última sexta (31) – Dia Internacional de Combate ao Tabagismo –, mas foi adiado devido à chuva.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul