Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Oportunidade para aprender, fazer amigos e ter nova renda
11/06/2019 16:32 em Geral

Isso aqui me mantém longe da depressão e ainda me proporciona renda extra". É assim que Rosângela Gaspar, de 55 anos, define a oportunidade de participar das oficinas oferecidas no Espaço da Mulher, programa da Prefeitura de Jaraguá do Sul através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, que funciona no Centro de Convivência. 

Há quatro anos Rosângela se aposentou e sentiu ansiedade com a rotina da nova vida, foi então que ficou sabendo do programa e resolveu se inscrever. 

"A inscrição era para patchwork avançado. Eu não sabia o que era avançado. Menti na hora de me inscrever. Depois me arrependi, quase desisti", lembra sorrindo.

No primeiro dia de aula, a aposentada se sentiu ainda mais intimidada ao ver que suas colegas já tinham experiência. O susto passou quando a professora pediu que ela se apresentasse. "Disse que eu seria aquela que desiste da vaga. Contei que tinha mentido, pedi desculpa, disse que não sabia costurar. A professora me surpreendeu respondendo que ela seria a que não permitiria que eu desistisse e que iria me ensinar. Choramos as duas", comemora. 

No mesmo dia, Rosângela comprou uma máquina de costura, se dedicou muito e segue se aperfeiçoando. O aprendizado hoje lhe garante renda extra, uma clientela fiel e amigas. No portfólio, peças encantadoras que vão desde babador infantil, toalhas de boca, tapetes de banheiro a enfeites de Páscoa e Natal.  "Com as oficinas a gente não precisa de remédio. A gente aprende, ensina, se diverte, conversa. Eu indico a todo mundo", afirma ela que atualmente está participando de um curso para confecção de enxoval de bebê.

Assim como Rosângela, cerca de 300 mulheres são atendidas todos os anos nas oficinas do Espaço Mulher. Em julho devem ser abertas novas inscrições para cursos relâmpagos e também para as oficinas voltadas às confecções natalinas. 

As professoras responsáveis são Simone Saenger e Fraia Ewald. Os cursos tradicionalmente oferecidos são de peças voltadas para Páscoa e Natal, pintura em tecido, reciclagem de tecido, patchwork, confecção de bonecas e restauração e pintura de portas e janelas. As aulas acontecem no Centro de Convivência, no Parque Municipal de Eventos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul