Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Secretaria de Saúde realiza sete encontros formativos nesta quarta (12)
12/06/2019 09:52 em Saúde
 
Eixo Desenvolvimento Profissional da PMEPS é responsável pela organização desses eventos

A Secretaria de Saúde promove na tarde desta quarta-feira (12) sete encontros formativos envolvendo um total de aproximadamente 350 de seus profissionais, sendo 100 deles – entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos – participando da capacitação “Equilíbrio hormonal, menopausa, longevidade, sangramento uterino anormal/ Manejo no Climatério”, que acontecerá das 13 às 16h30, no auditório da Católica de Santa Catarina. De acordo com o coordenador do Setor de Educação na Saúde, o psicólogo Jeovane Gomes Faria, essas formações somam-se a outras 30 já realizadas nesse ano, quando estão programadas, até dezembro, pelo menos mais 50 eventos, entre reuniões técnicas e encontros formativos.

Jeovane Faria explica que a organização dessa agenda é atribuição de um dos três eixos da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS): Desenvolvimento Profissional, que ainda tem a responsabilidade de divulgar e monitorar o calendário anual de qualificação e formação profissional. Esse eixo também responde pela criação e manutenção de um banco de dados dos profissionais capacitados, ordenando a participação em eventos e formulando propostas e estratégias pedagógicas, conforme o PMEPS.

Lembrando que a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS) está centrada na valorização do trabalho como fonte do conhecimento, Jeovane Faria destaca que encontros como esses proporcionam a troca de informações e experiências entre os servidores dos diversos setores da Secretaria de Saúde, sempre com a finalidade de aprimorar o atendimento dos profissionais à população. Ele acrescenta que o envolvimento da Unisociesc e da Católica de Santa Catarina nas formações desta quarta-feira exemplificam a atuação articulada e integrada dos órgãos municipais e instituições educativas privadas previstas na PMEPS.

A programação contempla encontros formativos em ações articuladas de duas formas: “Educação Permanente em Saúde”, que corresponde a um método de discussão e reflexão entre os servidores com o intuito de aprimorar os processos de trabalho; “Educação Continuada”, em que a transmissão do conhecimento ocorre via profissional ou instituição especializada, por meio de capacitações, palestras e videoconferências, por exemplo.

OBSERVATÓRIO
Ainda em construção, o Observatório em Saúde é o terceiro eixo da PMEPS. Responsável pela transparência e acesso às informações sobre Educação Permanente em Saúde em desenvolvimento no Município de Jaraguá do Sul, esse eixo possibilita o monitoramento e avaliação dos encontros formativos. Agrega informações estratégicas, como projetos, pesquisas, estudos e ações, disponibilizando dados a toda sociedade civil. “Com isso, ficará transparente ao público quem participa das formações e quanto é investido em cada formação”, justifica Jeovane Faria. Ele adianta que está sendo organizado o Núcleo de Educação Permanente, um colegiado consultivo que avaliará a pertinência da participação de servidores em eventos de formação indicados por eles.

 

Cronograma de encontros formativos desta quarta-feira (12)

 

Capacitação “Equilíbrio hormonal, menopausa, longevidade, sangramento uterino anormal/ Manejo no Climatério”

Servidores envolvidos: médicos, enfermeiros e farmacêuticos

Número de participantes: cerca de 100 pessoas

Local: Auditório da Católica Santa Catarina

Horário: 13h às 16h30

Capacitação Recepcionistas (Módulo IV) – “Manter-se Bem – Desafios Diários”

Servidores envolvidos: recepcionistas

Número de participantes: cerca de 60 pessoas

Local: Unisociesc – sala 007

Horário: 13h às 16h30

Capacitação Agentes Comunitários de Saúde (Módulo VII) – Saúde do Idoso I – “Conceitos básicos de envelhecimento”

Servidores envolvidos: agentes comunitários de saúde

Número de participantes: cerca de 85 pessoas

Local: Unisociesc – sala 008

Horário: 13h às 16h30

Capacitação ‘Limpeza em ambientes de Saúde/POP’ – “Ergonomia e cuidados posturais”

Servidores envolvidos: agentes de limpeza e conservação

Número de participantes: cerca de 40 pessoas

Local: Unisociesc – sala 006

Horário: 13h às 16h30

Reunião Técnica Odontologia

Servidores envolvidos: dentistas de Atenção Básica

Número de participantes: cerca de 30 pessoas

Local: Escola Técnica de Enfermagem de Jaraguá (ETEJ)

Horário: 13h às 16h30

Curso para Agentes de Saúde Bucal (Módulo X)

Servidores envolvidos: agentes de saúde bucal

Número de participantes: cerca de 40 pessoas

Local: sala de reuniões da Policlínica de Especialidades (Centro Vida)

Horário: 13h às 16h30

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul