Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Mais de 30 crianças estão nos dois abrigos de Jaraguá
12/06/2019 12:21 em Geral
 
 
Campanha incentivando o acolhimento de menores abrigados ajudou a incrementar o número de interessados no Programa Família Acolhedoras
 
O Programa Famílias Acolhedoras tem registrado nas últimas semanas aumento no número de interessados. Após o lançamento da campanha de incentivo ao Programa Famílias Acolhedoras, com outdoors, anúncios nos meios de comunicação e nas redes sociais a partir de maio deste ano, o número de famílias cadastradas pulou de cinco para 29. Das 29 famílias, dez estão aptas ao acolhimento e 19 estão em fase de cadastramento e avaliação. O Programa Famílias Acolhedoras é um serviço da assistência social que possibilita a crianças e adolescentes afastados de suas famílias, por decisão judicial, a terem convívio familiar e criar vínculos afetivos saudáveis com uma segunda família. Atualmente 18 crianças estão no abrigo do Centro e 15, no abrigo da Vila Baependi. 
 
Dados atualizados mostram que oito crianças estão acolhidas na casa de cinco famílias acolhedoras. E nas próximas semanas mais cinco famílias iniciarão o processo de acolhimento, que acontece ao poucos, com períodos de aproximação, sempre com o acompanhamento da equipe técnica, para então haver o efetivo acolhimento. A gerente de alta complexidade da Secretaria de Assistência Social, Marcia Tavares, explica que o programa faz toda a diferença na vida das crianças abrigadas. “Muitas crianças não têm referências saudáveis de vínculos afetivos e familiares. Com a família acolhedora, têm a oportunidade de se relacionar de forma positiva, ter outro tipo de referência familiar e criar vínculos adequados de afeto”, conta Marcia. 
 
Além das 33 crianças já abrigadas, mais quatro chegarão no abrigo do Centro nos próximos dias, conforme já avisado pelo juiz. As pessoas que têm interesse em acolher uma criança abrigada podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3370-5404 ou pelo e-mail familiasacolhedoras@jaraguadosul.sc.gov.br. Há uma ajuda de custo para a família acolhedora de um salário mínimo mensal por criança, conforme legislação vigente.
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul