Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Prefeitura inicia campanha de incentivo a logística reversa
12/06/2019 15:13 em Geral

 

A logística reversa é uma responsabilidade compartilhada entre poder púbico, empresas e cidadãos para a destinação correta de resíduos tóxicos como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.

A Prefeitura de Guaramirim dá início neste mês de junho, através do Projeto Sala Verde da Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim, a campanha “Somos todos responsáveis! - Responsabilidade Compartilhada e Logística Reversa” - de incentivo a Logística Reversa. A atividade é parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

A logística reversa é uma responsabilidade compartilhada entre poder púbico, empresas e cidadãos para a destinação correta de resíduos tóxicos como baterias de celulares, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, toners e cartuchos de informática, entre outros.

Alguns produtos necessitam de um sistema de logística reversa independente do serviço de limpeza público, ou seja, é de total responsabilidade da empresa recolher novamente os produtos que sejam perigosos para a população e o meio ambiente”, explica Marister Camara Canto, Coordenadora do Projeto Sala Verde.

O objetivo é minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos (lixo) gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e ao meio ambiente decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos destaca a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa. “Todas as pessoas, assim como as indústrias, o comércio e o poder público têm sua parte na responsabilidade pelos resíduos gerados”, ressalta.
A campanha que será desenvolvida pela Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim terá diversas etapas. A primeira é a realização de visitas em estabelecimentos que comercializam e distribuem produtos como pilhas, baterias, lâmpadas e demais resíduos estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A coordenadora do Projeto Sala Verde e o fiscal ambiental da Prefeitura visitarão os principais estabelecimentos comerciaismercados e lojas que comercializam estes produtos com o intuito de mostrar a importância da destinação correta dos resíduos e rejeitos e, incentivar os proprietários a adotarem a logística reversa.

O consumidor deve fazer o descarte correto de produtos que podem gerar contaminação ao meio ambiente e problemas para saúde das pessoas”, argumenta Marister.
A lei exige que as empresas façam a logística reversa, assumindo o retorno de seus produtos descartados e façam o reaproveitamento ou dê a adequada destinação sem causar prejuízo para o meio ambiente. São resíduos tóxicos que contém metais pesados como mercúrio, chumbo, zinco, manganês, níquel, cádmio, cobre e prata.
Marister comenta ainda que “na primeira visita, as empresas receberão uma notificação de cunho informativo fomentando a adoção da logística reversa de forma voluntária, mas cientes da obrigatoriedade conforme a lei”. Será dado um prazo para se adequarem quanto aos locais de recolhimento bem como a destinação ambientalmente correta.

Os estabelecimentos que devem fazer parte do sistema de logística reversa são fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens, lâmpadas fluorescentes, medicamentos, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Na segunda etapa, campanha divulgará para toda a população informações sobre quais produtos são alvo da logística reversa e de que forma deve ser feita a destinação correta para estes produtos. “Com esta iniciativa o projeto Sala Verde beneficia o meio ambiente e forma cidadãos responsáveis com a sustentabilidade de um modo de vida saudável para todos”, finaliza.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul