Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Alunos de Jaraguá recebem medalhas de prata e bronze da OBMEP em Florianópolis
18/07/2019 12:24 em Esportes
 

Medalhista de outro, Gustavo Tironi, também participa do evento, que acontece em 7 de agosto

Nove alunos da rede municipal de ensino receberão medalhas de prata (uma) e bronze (oito) em solenidade promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina no dia 7 de agosto para premiação dos medalhistas catarinenses dessas classificações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018. A cerimônia ocorrerá a partir das 14 horas, no Auditório Garapuvu, Centro de Eventos da UFSC, envolvendo também professores e representantes de escolas e secretarias municipais premiadas.

O destaque jaraguaense nesse grupo é a aluna da Emeb Antônio Estanislau Ayroso, Laise Fernanda Holovaty, premiada com medalha de prata. Já o bronze foi obtido por Letícia Carol Dias (Emeb Waldemar Schmitz), Hayslane Pionte Faustino de Souza (Emeb Maria Nilda Salai Stahelin), Artur Neves Hopner e Carlos Eduardo Bolzanell dos Santos (ambos da Emeb Rodolpho Dornbusch), André Lennert Boing (Emeb Jonas Alves de Souza), Pedro Castro Cruz (Emeb Alberto Bauer), Arthur Hoengen (Emeb Gertrudes Steilein Milbratz), Henrique Niels e Bruno Gabriel Soares, os dois da Emeb Cristina Marcatto – mesma escola do medalhista de ouro, Gustavo Tironi, que também participará do evento.

Atualmente estudando no Instituto Federal de Santa Catarina, Tironi estudava na Escola Cristina Marcatto até o ano passado, quando participou da OBMEP e ficou entre os 200 melhores de um total de 575 estudantes do país que receberam a medalha de ouro. A premiação desses medalhistas aconteceu no último dia 8, em Salvador, Bahia, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Outro aluno dessa escola, Luigi Ferrazza Maiochi, já havia conquistado o ouro na OBMEP em 2014 e 2015 e também obteve prata nos anos de 2013 e 2015.

A assessora de Matemática, da Secretaria de Educação, Roseli Fanhani, informa que a OBMEP é realizada anualmente desde 2005 e acontece em duas fases, sendo uma no mês de maio e outra em setembro. De acordo com ela, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul tem incentivado a participação nessa Olimpíada e orienta que todas as escolas apliquem as provas, que contêm 20 questões e são elaboradas e encaminhadas às unidades escolares pelo Ministério da Educação.

Roseli Fanhani explica que na primeira etapa – quando as provas são realizadas nas próprias escolas – todos os alunos de 6º ao 9º ano da rede municipal fizem os testes. Já a segunda fase, que é a nacional, reúne os alunos com os melhores resultados em polos organizados nos municípios. “Para aumentar o número de medalhas na OBMEP, estamos desenvolvendo ações nas escolas, com projetos extraclasse”, destaca a assessora, acrescentando que a iniciativa acontece nas escolas Maria Nilda Salai Stähelin, Cristina Marcatto e Rodolpho Dornbusch, envolvendo 120 estudantes.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul