Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Estudantes do Município se preparam para a Olimpíada de Robótica
30/07/2019 16:34 em Tecnologia

Evento acontece no próximo dia 17 no Colégio Marista e deve envolver 250 alunos de rede municipal de ensino

Em contagem regressiva. Neste ritmo alunos da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul se preparam para a Olimpíada Estadual de Robótica, que acontece no próximo dia 17 no Colégio Marista. Sob os olhares atentos do coordenador de Robótica da Secretaria Municipal, Rafael Weber dos Santos e do professor da disciplina Roni Santos, os estudantes fazem os últimos ajustes na programação de seus protótipos para que no dia da apresentação nada saia errado. Alguns destes ensaios ocorreu na última semana no Centro de Inovação, em Três Rios do Sul.

Os pequenos protótipos são programados para executar tarefas que vão desde percorrer um breve trecho em linha reta, superar obstáculos na pista até o resgate de vítimas acidentadas. É um olho no computador e outro no robô, literalmente. A todo instante, os alunos ajustavam essas programações e discutiam como fazer com que o protótipo execute melhor a tarefa. “Eles programam no computador e testam, por erro e acerto, no próprio robozinho”, explica Roni.

Hoje o Projeto de Robótica atende 17 escolas municipais em Jaraguá do Sul onde são envolvidos cerca de 450 alunos de 6º ao 9º ano e as escolas integrais a partir do 3º ano. “Destes, 250 estarão representando Jaraguá do Sul na Olimpíada Estadual”, reitera Rafael. ‘Na verdade, será uma competição deles com eles mesmos. Ou seja, além de precisar trabalhar em equipe para resolver problemas, é preciso saber dialogar, buscar soluções diferenciadas, enfim, pensamento criativo de forma geral”, completa Roni Santos. “A gente vê que a robótica acaba avaliando todas as questões da sala de aula, disciplinas convencionais, português, matemática, geografia, história e várias outras tantas também.”

boom da robótica, explica o professor Roni Santos, ocorreu após a ótima performance de Jaraguá do Sul ano passado. “Com apenas cinco equipes fomos superbem. Desde então, estamos com o pensamento de participar com mais alunos e de uma forma melhor ainda. E a expectativa é muito boa para que isso aconteça já que gora estamos aproximadamente com 50 equipes. “O pessoal, tanto nas escolas como os professores e coordenadores, está muito focado”. Recentemente, representantes da Lego Education estiveram em Jaraguá do Sul para promover uma capacitação a professores que irão ministrar esta disciplina junto às escolas da cidade.

Um dos alunos que estava nas equipes e ajudaram a Jaraguá a conquista a conquistar o 2º lugar na Olimpíada de Robótica no ano passado, Dan Felipe Duarte, 14 anos, é quase um consultor para colegas que começaram agora na nova disciplina. “A gente está mais preparado e evoluído na robótica e também com mais autoestima pelo que fizemos em 2018. Sem contar que pelo fato da Olimpíada ser em Jaraguá também teremos apoio de nossos pais”, disse o aluno que hoje cursa o 9º ano na Escola do Loteamento Amizade.

Já sua colega, Leidiane Martins, 13 anos, está estreando no estudo de robótica por influência de sua irmã mais velha. “Ela já fazia e me incentivou a fazer também e agora estou adorando”. A garota parecia bem focada no treinamento. Questionada de como a robótica se aplicaria em seu futuro profissional, ela foi taxativa: “meu objetivo é trabalhar agora para a Olimpíada. Se possível repetir lá o que deu certo aqui, nos treinamentos”, sorriu a aluna da Escola Francisco Salomon.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul