Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Cresce o número de novas empresas em Jaraguá do Sul
07/08/2019 18:13 em Economia
 
 
 
Destaque para o setor de Serviços que corresponde a 86% dos negócios abertos 
 
 
No primeiro semestre deste ano, foram abertas 941 empresas em Jaraguá do Sul . Destas, 810 do segmento de serviços, 121 do comércio e 10 da indústria.  Os índices mostram crescimento se comparados ao mesmo período em 2017 e 2018 quando os números apontaram 293 e 518 novos cadastros respectivamente.
 
O  secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro, analisa esse crescimento. “Diversos fatores explicam o resultado. O primeiro é a própria característica empreendedora da cidade.  Outro é a dificuldade de emprego formal, aí as pessoas empreendem para gerar renda. E o terceiro fator é a alteração da relação de trabalho. Com a reforma trabalhista há uma mudança com a implementação da terceirização”, diz.
 
Para Domingos, a demanda maior registrada no setor de serviços reforça essa mudança de comportamento do mercado de trabalho após a reforma. "Muitos trabalhadores retornam aos seus postos de trabalho, mas agora como microempreendedores individuais (MEI).” 
 
O segmento indústria também apresentou crescimento embora mais timidamente que serviços e comércio. No primeiro semestre de 2017 foram apenas dois cadastros, em 2018 foram oito e neste ano dez registros. “A indústria geralmente tem um crescimento menor em números específicos, mas ela tem um peso maior nas receitas geradas ao município”, observa Zancanaro.
 
O comércio também mostra reação pulando 51 cadastros em 2017 para 121 este ano. “O empreendedor tem percebido oportunidades no comércio. Principalmente para os bairros, oportunizando mais comodidade ao consumidor. Isso tem um aspecto relevante também para a mobilidade, pois tende a  gerar menos deslocamento para região central da cidade”,  afirma o secretário.
 
Consulta de viabilidade – O aumento gradativo na abertura de empresas tem como ponto de origem as consultas de viabilidade que também tiveram elevação neste semestre em relação ao mesmo período nos dois anos anteriores. Os 941 novos cadastros de novas empresas feitos durante este semestre são resultado de  3123 consultas. “Ou seja, 30% destas pequisas resultaram em novos empreendimentos”, aponta o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Neivor José Bussolaro. 
 
O pedido de viabilidade, ou consulta prévia, é um procedimento disponibilizado pela Junta Comercial de Santa Catarina - Jucesc, através do Sistema de Registro Integrado (Projeto Regin). Este aplicativo proporciona ao empresário ou futuro empreendedor a consulta de viabilidade para a constituição da empresa e também o acompanhamento do andamento do processo nos órgãos participantes envolvidos no processo de registro de uma empresa.
 
“Trata-se de uma ferramenta gratuita, disponível no site da Prefeitura, onde a pessoa acessa e tira suas dúvidas. Por exemplo, ela cadastra as informações que são necessárias e verifica a possibilidade de abrir um negócio em determinado local ou área". 
 
A exemplo do secretário Domingos, Neivor também atribui o aumento das consultas e da abertura de emprego à reforma trabalhista. “Com o declínio do emprego formal, a estratégia de se tornar um microempreendedor individual passou a ser uma opção para recolocação no mercado de trabalho. Ou seja, algumas vezes, este profissional pode voltar a atuar na mesma empresa que estava, mas como prestador de serviços, pessoa jurídica”, avalia Neivor. “Por outro lado empregador evita toda aquela tributação com verbas trabalhistas e consegue manter seu negócio em atividade”, acrescenta. 
 
 
 Para fazer a consulta de viabilidade, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br)  e clicar na aba Serviços (na aba superior do portal) na opção Consulta de Viabilidade – Regin. 
 
 
Abertura de empresas com emissão do alvará 
 
2019
1º de janeiro a 31 de julho: 941
Indústria: 10
Comércio: 121
Serviços: 810
 
2018
1º janeiro a 31 de julho: 518
Indústria: 8
Comércio: 92
Serviços: 418
 
2017
1ª de janeiro a 31 de julho: 293
Indústria: 2
Comércio: 51
Serviços: 240
 
 
Consultas de viabilidade
 
2019
1º janeiro a 31 de julho 
3.213 consultas que resultaram na abertura de 941 empresas (30,13%) 
 
2018
1º janeiro a 31 de julho 
2.996 consultas que resultaram na abertura de 518 empresas (17,28%)
 
2017
1º janeiro a 31 de julho
1.552 consultas que resultaram na abertura de 293 empresas (18,82%)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul