Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Pequeno tamanduá deve ser encaminhado esta semana para Florianópolis
10/09/2019 11:30 em Geral

 

A recuperação do filhote de tamandua tetradactyla, o tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete, resgatado semana passada pela Fujama, superou as expectativas dos veterinários da Clínica conveniada pela Prefeitura.

O pequeno animal teve a mãe morta por um cachorro e a preocupação é que não pudesse sobreviver por ser muito novo. “A gente teve um pouco de dificuldade no começo já ele recusava o leite especial que estávamos oferecendo, mas aos poucos ele aceitou a alimentação e agora está muito bem”, sorriu a médica veterinária Thâmina Schweitzer.

Por conta desta melhora, acredita a veterinária, o pequeno tamanduá poderá ser encaminhado ainda esta semana para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Florianópolis para a continuidade de sua reabilitação e para avaliar se poderá ser devolvido à natureza. “Justamente por ser um animal silvestre quanto menos contato com seres humanos ele tiver, melhor. Até para que não gere vínculo e aprenda a se virar sozinho na floresta”, explicou Thâmina.

Apesar disso, a notícia de que o pequeno tamanduá estava no local fez com que uma série de pessoas da comunidade se oferecesse para dar um lar temporário animal. “Ele é muito bonitinho e aqui mesmo na clínica teve gente que acabou se afeiçoando, mas sabemos que isso não deve ocorrer para o bem do próprio animal”, contou a veterinária.

Outro “paciente silvestre” também encaminhado pela Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente)  é a uma coruja da espécie suindara, conhecida como coruja-de-igreja. Thâmina conta que o animal também foi encaminhado por biólogos da Fujama após ser encontrada com a asa quebrada. Ao contrário do pequeno mamífero, a ave ainda não tem data para receber alta. “Ela teve que passar por cirurgia para corrigir a fratura na asa. O procedimento foi bem sucedido e acreditamos que ela volte a voar.”

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul