Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Setembro Amarelo visa a prevenção de suicídios
10/09/2019 14:06 em Geral

Diante do agravamento no quadro de tentativas de suicídio no Brasil, foi criada, no ano de 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio Setembro Amarelo, associada ao mês que marca a data de 10 de Setembro, como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Para reforçar a campanha, o Centro de Atenção Psicossocial de Guaramirim (CAPS), realiza atividades durante o mês. Na terça-feira (10/09), em parceria com o CVV, na Praça Central Cantalício Érico Flores, aconteceu ação de distribuição de material informativo sobre a importância da valorização à vida, bem como estar alerta aos sinais de uma possível tentativa de suicídio.

Já na terça-feira (24/09), na período da tarde, na sede do CAPS (Rua Victor Bramosrki, 208 - Centro), acontecerá atividade com o músico Alexandre Altini, que tratará sobre a produção artística musical de personalidades importantes no Brasil que no decorrer de suas vidas tiveram algum tipo de transtorno ou sofrimento mental. Serão contadas histórias do Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas e interpretadas suas canções. O evento é exclusivo para os usuários dos serviços do CAPS e convidados. “Será um momento de abordar estes temas de forma mais leve e assim mostrar a importância de valorizar a vida, ter um olhar com respeito e solidariedade a dor do outro”, comentou Elaine Pires, assistente social do CAPS de Guaramirim.

A cada ano o número de pessoas que tentam o suicídio aumenta consideravelmente, principalmente entre jovens e idosos. “Santa Catarina é segundo Estado do país em número de suicídios e tratar deste tema de forma aberta e sem preconceitos ou julgamentos pode ajudar a amenizar o sofrimento dos pacientes e salvar muitas vidas. O suicídio é um ato de profunda angústia e desespero do ser humano, que não vê outra forma de parar de sofrer e de aliviar sua dor”, salientou.
As causas que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida são muitos. Transtornos de humor, Depressão grave, transtornos de personalidade, esquizofrenia, doenças terminais, problemas financeiros, uso abusivo de álcool e outras drogas estão entre os sinais de alerta para tentativas de suicídios.
O Ministério da Saúde (MS) informa que 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Sinais de alerta

Para evitar que ocorram casos de suicídios os familiares precisam estar atentos aos sinais. O Ministério da Saúde alerta que um indivíduo em sofrimento pode dar sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.
Mudanças súbitas de comportamento, com isolamento, tristeza profunda e persistente por pelo menos duas semanas, preocupação com sua própria morte ou falta de esperança, sentimentos de culpa, falta de autoestima e visão negativa da vida e futuro e expressão de ideias ou de intenções suicidas devem ser levados em consideração. “É necessário também estar atento para comentários como vou desaparecer, vou deixar vocês em paz, sou inútil nessa vida, eu só quero sumir, quero dormir e não acordar mais, não quero mais incomodar ninguém. Essas expressões são de fato sinais de alertas de pessoas que tentam tirar suas vidas”, explicou Elaine Pires.

Em busca de ajuda

É muito importante conversar com alguém de sua confiança e não hesitar em pedir ajuda. A pessoa que busca cometer suicídio pode precisar de alguém que acompanhe e auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte como o CAPS, Unidades Básicas de Saúde. SAMU 192, Pronto Socorro, Hospitais e o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188, a ligação é gratuita. Em Jaraguá do Sul há também atendimento presencial, na sede do CVV, que fica no 2º piso da Rodoviária, rua Antº Cunha 160, Baependi, das 19h às 22 horas.

 
 
 

 

 
 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul