Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Reforço na rede de água do Molha chega à Rua Adolf Putjer
11/09/2019 14:05 em Geral

 

 

Além da instalação da nova rede, iniciaram as obras para construção de um reservatório intermediário

 

Começou nesta semana mais uma etapa da instalação da nova rede de reforço de água do Rio Molha. Equipe da empresa GKF Engenharia de Obras Ltda, vencedora da licitação aberta pelo Samae de Jaraguá do Sul, está implantando a nova a adutora na Rua Adolf Putjer, a partir da rotatória de acesso ao Rio Molha até a esquina com a Rua Walter Marquardt, em frente à Prefeitura de Jaraguá do Sul, numa extensão de 570 metros. Durante o período de obras, o trânsito fluirá em meia pista, da mesma forma que aconteceu desde o início das obras na Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, desde a esquina com a Pedro Chiodini.

 

A expectativa é que em dez dias a rede esteja instalada neste novo trecho, com tubulação de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), 160 milímetros. O reforço no sistema de água do Rio Molha consiste na implantação de 3.636 metros de redes, desde o Sistema Independente (Rua Pedro Chiodini) até o Parque Municipal de Eventos (Rua Walter Marquardt), na Barra do Rio Molha.

 

De acordo com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, o reservatório intermediário receberá água da Estação Elevatória de Água Tratada (ERAT) que está sendo construída nos fundos do Pavilhão ‘A’ do Parque Municipal de Eventos. “Esta água será bombeada para o reservatório intermediário e, de lá, distribuída aos moradores da parte baixa do Rio Molha, da Barra do Rio Molha e de parte da Vila Nova. “Também será bombeada para o reservatório do Sistema Independente da Rua Pedro Chiodini, para atender a população da parte alta do Molha”, explica. “Com isso, o Sistema Independente será desativado, já que hoje ele é constantemente afetado devido à instabilidades climáticas, desde quando chove demais até quando acontecem períodos intensos de seca”, enfatiza.

 

O primeiro trecho da rede foi feito a partir do Sistema Independente até a ponte da Rua Pedro Chiodini, que está sendo preparada para pavimentação por parte da Prefeitura. O segundo trecho foi feito na lateral da Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, e o terceiro trecho está em andamento na Rua Adolf Putjer. Para a ligação com a ERAT do Parque de Eventos, será necessária a travessia da Rua Walter Marquardt e a instalação da nova rede até os fundos do Pavilhão ‘A’. A previsão é que em dois meses as obras estejam finalizadas, aumentando a capacidade de reservação, diminuindo os riscos de vazamento e garantindo a distribuição de água tratada aos moradores dos bairros Rio Molha, Barra do Rio Molha e parte da Vila Nova.

 

RESERVATÓRIO INTERMEDIÁRIO

 

Na altura do número 1.580 da Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer começou a ser preparado o terreno de 420 metros quadrados para a instalação de um reservatório intermediário, com capacidade para armazenar 500 mil litros de água. Este será construído pela empresa TanksBR, que venceu a licitação, e terá sua estrutura em aço vitrificado, com diâmetro de 10,2 metros e altura de pouco mais de seis metros. O reservatório de aço vitrificado oferece vantagens em relação às estruturas de concreto, por exemplo. Além de instalação mais rápida, o custo é menor e praticamente elimina a capacidade de manutenção, bem como reduz o impacto ambiental.

 

O investimento total no reforço de rede do Rio Molha será de aproximadamente R$ 2,8 milhões e a obra integra o Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), lançado pelo Samae de Jaraguá do Sul em julho deste ano, com ações para ampliar os sistemas de água, esgoto sanitário e de resíduos sólidos até 2020, com investimentos de R$ 57 milhões. “Estamos aumentando em 40% a capacidade de reservação de água, com a construção de 11 novos reservatórios, garantindo o abastecimento de água para a população jaraguaense pelos próximos anos”, enfatiza o presidente.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul