Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Prefeitura promove Curso de Cultivo Protegido de Hortaliças
11/09/2019 14:11 em Geral
 
 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, em parceria com o Sindicato Rural de Massaranduba e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveu o Curso de Cultivo Protegido de Hortaliças, realizado nessa terça e quarta-feira (10 e 11), com aulas teóricas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaraguá do Sul. A iniciativa reuniu 12 participantes, que também tiveram uma aula prática na manhã dessa quarta na propriedade do produtor rural Maurício Villamil, no Rio Cerro III.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jackson Haroldo Schütz, o curso orientou sobre as culturas adequadas para este tipo de manejo – como pimentão, tomate, pepino para conserva e mini hortaliças, por exemplo –, devido ao valor de mercado, além de substratos apropriados, construção de abrigos agrícolas e materiais utilizados. Ele acrescenta que a capacitação em Cultivo Protegido de Hortaliças é uma das exigências aos agricultores jaraguaenses que desejam ingressar no Projeto Cinturão Verde implantado há cerca de três anos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.

CINTURÃO VERDE – Atualmente 32 produtores de hortaliças protegidas participam do Projeto Cinturão Verde de Jaraguá do Sul. A iniciativa consiste na entrega de kits de abrigos protegidos que variam de 15, 25 ou 50 por 6,3 metros, além de orientação técnica. O kit maior, que compreende arco, plástico, mangueira de gotejamento, conectores e perfil de alumínio, custa cerca de R$ 4 mil. No ano passado, foram entregues 33 kits para 27 agricultores. Há uma lista de espera com outros 19 interessados. A produção é destinada, principalmente, para mercados locais, Centrais de Abastecimento (Ceasa), escolas e creches, além de distribuidores. Jackson Schütz explica que os produtores beneficiados recebem visitas regulares de profissionais da prefeitura jaraguaense para orientações técnicas.

SEMINÁRIO – O engenheiro agrônomo lembra que a Secretaria de Desenvolvimento Rural realizará o I Seminário Projeto Cinturão Verde de Jaraguá do Sul no próximo dia 26, das 13 às 18 horas, na Sociedade Centenário Rio da Luz. Na programação do evento está prevista a abordagem dos seguintes temas: Chamada pública, dificuldades encontradas e Feira Livre no município de Jaraguá do Sul”, com o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach; “Potencial do Fortalecimento da Agricultura Familiar por Meio das Organizações”, com o coordenador do programa de Gestão de Negócios e Mercado da Epagri, Daniel Uba; “Avanços da Gastronomia – Comportamento do Consumidor”, com a líder do Núcleo de Gastronomia da Acijs, Elisiane de Souza Chiodini.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul