Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Exposição de desenhos finaliza projeto da Educação
13/09/2019 14:02 em Geral

 

A Secretaria de Educação de Guaramirim realizou como parte das atividades do Curso de Formação Continuada em Gêneros Textuais para a Educação Infantil em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Jaraguá do Sul - Rau (IFSC), o Projeto Cartão Postal - Guaramirim 70 anos: Nossa casa é aqui.

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Mathias Maria Stein, com os alunos Educação Infantil (Pré-escola II). O objetivo foi ampliar a vivência local e reconhecer as especificidades da cidade onde mora por meio do cartão postal, além de fazer com que os alunos reconheçam as organizações arquitetônicas da cidade, pesquisem e relatem sobre os pontos turísticos, apresentem suas perspectivas da cidade por meio da pesquisa de campo e registro fotográfico e criem os cartões postais por meio de desenhos para expor ao público a produção individual.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Guaramirim, Valcíria Lana de Souza, explicou que “os alunos tiveram acesso ao gênero textual Cartão Postal e outros gêneros auxiliares que foram utilizados no decorrer da realização do projeto. Por ser um gênero pouco utilizado nas escolas do nosso município, fizemos pesquisas sobre a história do Cartão Postal e as crianças desenvolveram materiais com esta temática”.

Guaramirim completou 70 anos em 2019 dentro das comemorações promovida pela gestão municipal, os cartões produzidos pelos alunos fizeram parte dessa celebração foram expostos na Prefeitura Municipal para visitação da comunidade local.

A exposição dos desenhos, que iniciou na manhã de quinta-feira (12), encerra as atividades do Projeto Cartão Postal - Guaramirim 70 anos: Nossa casa é aqui. Valcíria enalteceu que este “projeto trouxe encantamento pela percepção sensível do olhar das crianças  para o conhecer o extraordinário dos pontos turísticos visitados. O olhar foi para além do registro do papel, pois ampliou o repertório cultural das crianças e o objetivo de ampliar a vivência local proposta pela equipe que aplicou o projeto foi alcançada nas sua especificidades”.

As professoras Elisabet Sussenbach, Heloise Karina Marinho, Janira da Silva, Lucilene de Azevedo Kruger, Maria Helena Hobus e a secretária da Educação, Marja Prusse Rebelato, e a diretora pedagógica, Valcíria Lana de Souza, orientaram e participaram de todas as etapas para o desenvolvimento do projeto.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul