Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Câmara de Vereadores recebe autoridades em cerimônia de inauguração de galerias e revitalização do plenário
29/11/2019 13:44 em Saúde

 

 

Na tarde desta quinta-feira (28), ocorreu na Câmara de Vereadores cerimônia de inauguração da galeria das vereadoras, do plenário denominado Victor Bauer, que passou por processo de revitalização, juntamente com a galeria dos vereadores mirins. A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados.  

 

Galeria das vereadoras e vereadores mirins

 

Durante esses 83 anos do Poder Legislativo Jaraguaense, oito mulheres ocuparam o cargo de vereadoras na Câmara Municipal.

A primeira vereadora mulher foi a senhora Ieda Maria de Souza, que no ano de 1973 desbravou um território político até então só ocupado por homens.

Durante os anos seguintes outras mulheres conquistaram espaço no Legislativo: Marilse Yeda Dorbusch Marquardt, Lorita Zanotti Karsten, Rosemeire Puccini Vasel, Maria Elisabet Mattedi, Niura Sandra Demarchi dos Santos, Maristela Menel Rozam e Natália Lucia Petry.

Usando a palavra em nome das demais, Ieda Maria de Souza, agradeceu pelo reconhecimento e frisou a importância da participação da mulher na política. “Eu nunca me desliguei da política, mesmo depois de tantos anos, continuo atenta”, disse.

A galeria das vereadoras está instalada no hall de entrada do Plenário. Os quadros seguem o mesmo padrão da galeria dos ex-presidentes, as fotos foram todas restauradas, digitalizadas e impressas em aço escovado, com moldura em aço espelhado e perfil de alumínio. Neste processo todo, sempre observando o cuidado de preservar suas características originais de cada foto. Segundo o presidente Marcelindo Carlos Gruner o objetivo de ter mais esta galeria é ressaltar a história, com ênfase na participação feminina no Poder Legislativo.

A galeria dos vereadores mirins também passou pelo mesmo processo de revitalização das fotos.

 

 

Plenário Victor Bauer

 

O projeto que denominou o Plenário de Victor Bauer foi aprovado no começo de 2019, depois de uma votação interna entre os vereadores para escolha de um nome.

A cerimônia desta quinta-feira oficializou todo este processo.

Na porta de entrada do Plenário foi fixada a placa com o nome e foto de Victor Bauer. Familiares e amigos acompanharam a solenidade. Victor Bauer Filho, falou em nome da família, ressaltou momentos vividos ao lado do pai e sua preocupação com a comunidade. Também leu uma carta enviada pelo irmão, Paulo Bauer, secretário especial da Casa Civil para o Senado no governo de Jair Bolsonaro, que devido a compromissos em Brasília não pôde estar presente. Nela, Paulo Bauer agradeceu o reconhecimento dado ao seu pai, através da denominação do Plenário.

 

Histórico Victor Bauer

 

Natural de Blumenau, aonde nasceu em seis de agosto de 1934, filho de Alberto Bauer e Elfrida Knuth. Aos dois anos a família veio morar em Jaraguá do Sul.

Casou com Elvira Henschel em 1956 e tiveram quatro filhos: Paulo Roberto, Marilu, Victor Júnior e Alberto Neto.

Foi vereador de 1958-1962, sendo reeleito, mas não terminou o mandato pois foi eleito Prefeito de Jaraguá do Sul em 1965. Exerceu a função de prefeito no período de 31/01/1966 a 31/01/1970.

Durante a sua gestão foi inaugurada a Praça Paul Harris (1966), e realizou reforma no Parque Agropecuário, edificando o primeiro pavilhão de eventos. Foi ainda, instituído o brasão e a bandeira do município, escolhidos através de concurso do Rotary Club. Adquiriu o terreno nos fundos da antiga prefeitura, para a garagem dos veículos. Em 28 de maio de 1968 foi criado o SAMAE.

Em 1976, novamente candidato, foi eleito e permaneceu na função de prefeito no período de 01/01/1977 a 16/09/1982, quando problemas de saúde o afastaram da função.  Assumiu até o final do mandato, o vice-prefeito Sigolf Schünke que permaneceu até 01/02/1983.

Durante a segunda gestão como prefeito realizou: o 1º Campeonato Varzeano (1978); a criação da AMVALI; foi aberto o acesso ao Morro da Boa Vista (1980); em outubro de 1980 acontecem os 21º Jogos Abertos de SC; foram inauguradas as pontes: Tavares Sobrinho na Ilha da Figueira e Bertha Weege, na Barra do Rio Cerro; foi inaugurada em 1981 a rodovia que liga a cidade à Corupá, foi edificada a FERJ.

Faleceu em 16 de junho de 2013.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul