Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Sine retorna atendimento normal dia 22, mas procedimentos podem ser feitos pela internet
13/01/2020 15:19 em Emprego

Carteira de trabalho digital e seguro desemprego podem ser solicitados pela internet

A Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Jaraguá do Sul retorna às atividades no dia 22 de janeiro, próxima semana. Antes disso, porém, quem quiser pode agendar atendimento presencial pela internet no link https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/extras/039/scripts/escolheDataSine.php.
Já para a carteira de trabalho digital, que fica pronta no mesmo momento, basta acessar o https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho. O procedimento é simples e rápido.

E para fazer o pedido de seguro desemprego, o endereço é o https://empregabrasil.mte.gov.br/. Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:

Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.

Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:

Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:

As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa.  trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação.

Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego. O sistema informa a quantia que a pessoa que tem direito e avisa o dia em que é possível fazer o saque na Caixa Econômica Federal.


Números que mostram atuação do Sine de Jaraguá do Sul no encaminhamento a vagas de emprego:
De 2003 a 2016: 925 vagas preenchidas intermediadas pelo Sine;
2017: 297 vagas preenchidas intermediadas;
2018: 612 vagas preenchidas intermediadas;
2019: 823 vagas preenchidas intermediadas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul