Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada
18/02/2021 15:35 em Saúde

Profissionais dos três hospitais e idosos em asilos receberão a segunda dose da vacina nos próximos dias. Os primeiros a receber a segunda imunização foram os funcionários do Hospital São José, nesta quinta-feira

Esta quinta-feira foi de comemoração para a auxiliar de higienização do Pronto Socorro do Hospital São José, Zenilda Oliveira dos Anjos (foto, com blusa azul), 55 anos. Ao tomar a segunda dose da vacina, após 28 dias, ela quer garantir mais segurança aos familiares próximos. “Eu peguei covid em dezembro do ano passado. Achei que ia morrer. Era muita dor de cabeça e falta de ar. Não quero que meus familiares passem por isso. Então, mesmo já tendo pego a doença, quero garantir minha proteção, para não passar covid para ninguém próximo de mim”, explica Zenilda.

A situação da técnica de enfermagem da UTI-covid adulto, Claudia Ferreira (foto), é semelhante a de Zenilda. Ela pegou covid em julho do ano passado e nesta quinta recebeu a segunda dose da vacina Coronavac. Como os estudos científicos não evidenciam que quem já pegou a doença fica imune definitivamente, Claudia acha fundamental se proteger com a vacina. Ela conta que a parte mais difícil de trabalhar na UTI-covid é receber um paciente consciente, conversando e, de repente, perdê-lo para a covid. O que mais a satisfaz é ver o paciente saindo da UTI, “ver que o trabalho da gente resultou em melhora daquela pessoa”. Claudia teve náusea, dor de cabeça e sono após receber a primeira dose da vacina, há 28 dias. Mas acha que vale a pena passar por isso de novo, se for o caso, para estar protegida contra a covid-19.

Nesta quinta e sexta-feira, 500 profissionais do Hospital São José receberão a segunda dose da vacina (Coronavac). Nos dias 22 e 23 de fevereiro, profissionais do Hospital Jaraguá. Dia 24, Hospital Unimed. Dia 25, idosos em instituição de longa permanência (asilos). No total foram recebidas do governo do estado 1.322 doses Coronavac para primeira aplicação e mais 1.322 doses para segunda aplicação. Uma equipe móvel do Programa Municipal de Imunização faz as aplicações nos hospitais e asilos. As pessoas vacinadas com a vacina Astrazeneca deverão receber a segunda dose somente após três meses, conforme orientação do fabricante.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul