Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Obras do CEO em ritmo acelerado
08/04/2021 11:48 em Geral


A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando andamento à adequação do espaço para implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), local de referência regional no atendimento à saúde bucal. A empresa Vattaro Construções venceu a licitação e recebeu a ordem de serviço no dia 17 de fevereiro, após o prefeito Antídio Aleixo Lunelli ter assinado o documento autorizando o início das obras.

O investimento na adequação do espaço é de R$ 573.173,72. O imóvel que está sendo preparado para receber as instalações do Centro de Especialidades fica localizado próximo a Unidade Básica de Saúde Dr. Erich Kauffmann, na Rua Onélia Horst, Vila Lenzi. O terreno possui 760 metros quadrados e o prédio 410 metros quadrados. A empresa tem 270 dias para entregar o novo CEO.

CEO

O Centro de Especialidades de Jaraguá do Sul foi implantado há 15 anos e possui sete cadeiras odontológicas, não suportando mais a demanda existente. Em 2019, prestou 14 mil atendimentos, considerado um número elevado e, mesmo assim, existe uma fila de espera represada de 1.800 pessoas. Na nova estrutura, estão previstas 13 cadeiras odontológicas, o que equivale a um aumento de 54% na oferta. Com isso, estima-se que o número de atendimentos odontológicos especializados passará para 21 mil por ano.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma clínica especializada, que recebe recursos mensais do Ministério da Saúde, devendo para isso realizar uma produção mínima mensal em cada especialidade. O novo espaço permitirá a mudança de categoria do CEO de Jaraguá do Sul, que hoje é do tipo II (dois, para tipo III (três), pelos critérios do Ministério da Saúde. Isso significa maior aporte de recursos para o município, maior número de pessoas atendidas e de procedimentos realizados. Novos equipamentos serão adquiridos e instalados no local.

Além das novas cadeiras odontológicas, o novo CEO oferecerá a especialidade de Disfunção Temporomandibular e Dor orofacial (DTM), que é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula, causando dor e desconforto ao paciente; além de laserterapia, que avalia quadros de mucosites orais e é um tratamento importante para pacientes oncológicos.

No CEO de Jaraguá do Sul, além das especialidades mínimas exigidas por lei, o município ampliou a oferta de serviços, oferecendo odontologia pediátrica e radiologia, além do credenciamento no Programa do Laboratório Regional de Prótese e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, e os programas de Anquiloglossia (língua presa em bebês) e Atenção ao Paciente Tabagista.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul