Relogio
..::data e hora::.. 00:00:00
Polícia Militar forma 21 novos taticanos na região Norte de Santa Catarina.
22/12/2016 11:23 em Polícia

Polícia Militar forma 21 novos taticanos na região Norte de Santa Catarina

O comandante da 5ª Região de Polícia Militar, Coronel Amarildo de Assis Alves, junto com o Coronel Gildo Martins de Andrade Filho, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, presidiram o ato de formatura de 21 novos taticanos, que integram a partir de agora a forma especializada da Polícia Militar de Santa Catarina. O ato ocorrido no Batalhão contou com a presença de oficiais e praças de outras unidades, como também de familiares dos formandos. 

O Estágio de Táticas Policiais da 5ª RPM é o segundo evento desta natureza realizado pelo 14º Batalhão, tendo sua primeira edição em 2008. Com 155 horas aula, distribuídas ao longo de 17 dias de dedicação integral, o Estágio de Táticas é um treinamento militar extremo, com imersão total, onde os alunos são submetidos a diversas privações dentre elas sono e alimentação, das intempéries, sendo submetidos a intenso esforço físico, contato físico moderado, aliando-se a extrema pressão psicológica.

De acordo com o coordenador do Estágio, Major Kuze, subcomandante do 14º BPM, o treinamento visa a seleção e capacitação de Policiais Militares para atuarem nos Pelotões de Patrulhamento Tático, atendendo ocorrências de médio e alto risco, como roubos a mão armada, busca e captura de marginais armados homiziados em ambiente urbano e rural, intervenções em estabelecimentos prisionais, entre outras.

De acordo com o Coronel Amarildo de Assis Alves, foram abertas 35 vagas para PMs de todo o Estado para o Estágio no âmbito da 5ª RM com sede em Joinville, sendo a maior parte deles da região. Dos 35 que iniciaram, 21 efetivamente cumpriram todas as etapas e receberam na quarta-feira, 21 de dezembro, o brevê de taticanos. 

Eles são, agora, das forças especiais da PM de Santa Catarina. No ato foi homenageado o 3º Sargento Carpeggiani com a melhor média do Estágio. Também receberam homenagens as instituições parceiras e os apoiadores, que tornaram possível a realização do Estágio de Táticas Policiais desenvolvido em sua maior parte em Jaraguá do Sul. 

O Major Kuze, coordenador do Estágio, disse a conclusão não é o fim, é o começo, e com a especialização, os taticanos saem agregando maior valor à vida e à segurança das pessoas. Na sua mensagem, o Coronel Amarildo, comandante da 5ª RPM, cumprimentou os formados pelo treinamento especializado e nível de excelência alcançado. 

"A Polícia Militar está presente sempre atuando em todas as classes sociais e precisa estar preparada para dar respostas rápidas, eficientes e precisas à sociedade catarinense", encerrou

COMENTÁRIOS
Previsão do tempo em Jaraguá do Sul