A votação ocorrerá das 8h às 17h, na Escola de Ensino Médio Abdon Batista, no Centro
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), lembra que no próximo domingo (1º), ocorrerá a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul, para gestão 2024/2028. A eleição será das 8h às 17h, na Escola de Ensino Médio Abdon Batista, na Rua Presidente Epitácio Pessoa, 473, no Centro.
No local estarão disponíveis 18 urnas em nove salas de votação. O acesso do eleitor à seção será por ordem alfabética, por exemplo: sala 1 – pessoas com nomes que iniciem com as letras A, B, C, D, E. Sala 2 – nomes que iniciem com as letras F, G, H, I, J e assim por diante.
Para votar em um candidato a conselheiro tutelar, o eleitor deverá comparecer munido de documento de identificação com foto, o título eleitoral não será necessário no dia, porém, tem que estar regular perante a Justiça Eleitoral.
Estarão trabalhando na eleição 110 pessoas. Cada sala de votação terá cinco mesários. Outras quatro pessoas ficarão na triagem, orientando e direcionando os eleitores as suas seções.
O processo de votação deverá ser rápido. Chegando ao colégio, o eleitor será direcionado à sala de votação, apresentará aos mesários o documento com foto e seguirá para a urna eletrônica.
Para agilizar o processo o ideal é levar anotado o número do seu candidato. Porém, caso esqueça, estarão disponíveis no local cartazes com a identificação dos candidatos.
Ao todo, 40 pessoas concorrem a 10 vagas de conselheiro tutelar. O Município conta com 2 Conselhos Tutelares, sendo 5 vagas para cada unidade. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 5.157,82 e todos os membros do Conselho Tutelar ficam sujeitos a períodos de plantão ou sobreaviso remunerados, inclusive nos fins de semana e feriados.
O processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorre em três etapas: inscrição, prova teórica de conhecimentos específicos e caráter eliminatório (etapas já concluídas) e eleição no dia 1º de outubro.
A votação em um conselheiro tutelar no município não é obrigatória, mas é importante para o trabalho desenvolvido em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes. O presidente da Comissão Especial Eleitoral para Conselheiro Tutelar, Guilherme Minel, reforça a importância deste processo de escolha. “São pessoas que estão na linha de frente do trabalho de busca pela integridade e garantia de um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes. A participação de toda comunidade nesse processo é de extrema importância.”
A divulgação do resultado da eleição ocorrerá ainda no domingo (1º), logo após a apuração dos votos.
O QUE É O CONSELHO TUTELAR
Conheça os candidatos por ordem de número na urna
Para baixar a foto, clique com o botão direito do mouse sobre a MINIATURA e depois em "Salvar link como..."