Grupo continua o legado dos mais antigos e atrai todos os públicos na Maior Festa dos Atiradores do Brasil
O Musical Estrela de Ouro de Jaraguá do Sul iniciou suas atividades em dezembro de 1978, fazendo sua primeira apresentação na Sociedade Esportiva Schroeder. A formação inicial da banda era composta por Ingo Krueger (in memorian) (Trompete),Wilson Georg (Sax), Loribert Rahn (Sax), Guido Prochnow (in memorian) (Bateria), Guido Grutzmacher (Baixo), Wilson Grutzmacher (Guitarra) e Ivo Lenz (in memorian) (Acordeon). Foi essa formação que participou da primeira edição da Schützenfest, em 1989. De lá pra cá não houve uma Festa dos Atiradores em que a banda não tocasse. Atualmente com uma outra formação, o musical toca em bailes de sociedades de tiro, casamentos, eventos, mas a “menina dos olhos” continua sendo a Schützenfest.
O atual diretor musical da banda e trompetista Caio Cesar Kruger - junto com a esposa e o filho (foto ao lado) - esteve na Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul na manhã desta segunda-feira (13) para contar um pouco da história do grupo.
Ele segue os passos do pai, o trompetista Ingo Krueger, falecido em 2020. “A banda continua, firme e forte, com o objetivo de preservar a cultura trazida pelos antepassados. Os nossos shows da Schützenfest priorizam as músicas trazidas da Alemanha e as músicas mais pedidas pelo público, como Fliegelied, Marmorstein, Centopeia e Segue a Frida. Também temos músicas de autoria do grupo, como ‘Ja, mein Glass’, que fazem sucesso na festa”, conta Caio.
O Musical Estrela de Ouro foi conquistando público, espaço e notoriedade ao longo de seus 45 anos de formação e a Schützenfest faz parte dessa história. Atualmente o grupo conta com ônibus próprio, estrutura e equipe técnica de som e luz.
A primeira e a última foto fazem parte do acervo da banda. Crédito: Divulgação/Musical Estrela de Ouro