“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”- Monteiro Lobato.
Tendo essa frase como linha mestra, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, durante na semana de 13 a 19 de abril, anuncia uma programação toda voltada para as crianças. durante a Semana do Livro Infantil.
O evento foi criado em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril, data em que nasceu Monteiro Lobato, no ano de 1882, considerado um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. considerado o pai da literatura infantil brasileira. Hoje, a data celebra a literatura infantil brasileira como um todo.
Monteiro Lobato foi um dos mais proeminentes escritores brasileiros do século XX. Nasceu em 1882 e faleceu em 1948. Ele é mais conhecido por sua série de livros infantis "Sítio do Picapau Amarelo", que apresenta personagens como Emília, Narizinho, Pedrinho, e a Tia Nastácia, além do Visconde de Sabugosa, uma versão humanizada de uma espiga de milho.
Além de sua contribuição para a literatura infantil, Lobato foi um importante editor e empresário. Ele fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia. e foi um dos pioneiros na promoção de uma literatura infantil autenticamente brasileira, usando suas histórias para disseminar ideias sobre a cultura, a geografia e a história do Brasil.
Monteiro Lobato também escreveu obras para adultos, como "O Presidente Negro", uma ficção científica que discute temas políticos e sociais. Sua escrita é marcada pelo uso de linguagem simples, humor e um profundo amor pelo Brasil. Lobato foi um defensor fervoroso da educação e da literatura infantil de qualidade, deixando um legado duradouro na literatura brasileira.
"No dia 18 de abril comemoramos a leitura infantil e seu universo lúdico em particular, sem deixar de lado a conscientização dos adultos quanto a importância da leitura”, lembrou Magnum de Oliveira (Bibliotecário).
Monteiro Lobato com certeza foi um precursor da literatura infantil brasileira e o maior homenageado nessa semana, mas também hoje podemos destacar diversos escritores brasileiros de suma importância para a valorização da literatura nacional para a nossa cultura e a identidade.
Entre eles, Ana Maria Machado, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Daniel Munduruku, Sylvia Orthof e tantos outros que se destacam, durante toda essa semana teremos em destaque as obras destes autores, assim como exposição artística e contações de histórias diversas.
Contação de História - "Ômega, o Mago" - Professor Andersom Santos - Ano 2023.
“A parceria entre a Biblioteca Pública Rui Barbosa e o Programa Bolsa Cultural, tem enriquecido significativamente a experiência das crianças e jovens leitores, oferecendo-lhes não apenas o prazer da leitura, mas também a oportunidade de explorar outras formas de expressão artística. As apresentações de dança encantam e inspiram, enquanto as exposições de arte estimulam a imaginação e a criatividade. Juntas, essas atividades complementam perfeitamente o propósito da semana do livro infantil, transformando-a em uma celebração vibrante e multifacetada da cultura e da educação”, afirmou a Professora Angélica Freitas, Coordenadora Pedagógica do Programa Bolsa Cultural.
O destaque da semana acontece no dia 13 de abril, com a apresentação do Grupo de ballet e jazz - básico II do Programa Bolsa Cultural - Professora Lisa Jaworski, Coreografia : Assim Assado ( livremente inspirado no livro infantil de Eva Furnari)- Música: Assim Assado ( Palavra Cantada). Em seguida, haverá uma contação de história, realizada pelo Bibliotecário Magnum de Oliveira e a Supervisora de Biblioteca Meury, com a participação de Yenifer Stefano Pino.
Bailarinas do Programa Bolsa Cultural, na Mostra de Dança 2023 - Coreografia "Princesas" - Professora Lisa Jaworski
“A Semana do Livro Infantil é um evento cultural que tem por objetivo incentivar a leitura, trazendo também outras expressões artísticas como forma de leitura, levando a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa” Meury Geize da Silva, Supervisora da Biblioteca.
O público também poderá conhecer a exposição de Artes Plásticas: "Monteiro Lobato e Seus Personagens", com obras dos alunos das turmas de Artes Visuais da Estação Cultural e CEU Mestre Manequinha. São alunos do Professor Clayton do Valle, com idade entre 07 e 17 anos, participantes do Programa Bolsa Cultural.
“A comemoração ao dia da leitura infantil é muito importante, tanto para homenagear obras literárias e seus autores, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura, principalmente na infância. Trabalhado assim em parceria com o Programa Bolsa Cultural, o evento terá arte, dança, conhecimento e muita diversão” , ressalta Yenifer Stefano Pino, Chefe da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.
Após a cerimonia de abertura, todos estão convidados a aproveitar o espaço infantil, com seus livros, teatro de fantoches, jogos lúdicos e exercitar sua criatividade com desenhos e pinturas no espaço criativo.