As primeiras apresentações foram realizadas na área externa da Estação Cultural, com os alunos das Professoras Chaiane Bruns, Stela Liss, Lisa Jaworski e Pâmela Ribas, logo às 9h da manhã.
Contando com a presença do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Professor José Marcos de Andrade Ranucci, do Diretor de Esportes, Professor Paulo Sauer e da Vereadora Professora Natália Lúcia Petry, o Supervisor Técnico do Programa Bolsa Cultural, Professor Jhonatas Emanuel Facchini, abriu os trabalhos, lembrando que o Programa tem atualmente 23 Professores, atuando em 21 modalidades, como: danças urbanas, dança criativa, pré ballet, ballet clássico, capoeira, zumba, musicalização infantil, breaking, violão, violino, bandoneon, flauta, percussão, trompete, canto, coral, técnica vocal, capoeira, teatro, artes visuais e patinação artística.
A Vereadora Natália, idealizadora dos Programas Bolsa Cultural e Bolsa Desportiva, implantados durante sua gestão à frente da SECEL, parabenizou as famílias pelo apoio aos seus filhos, incentivando-os a participarem de atividades extra sala.
O Secretário José Marcos de Andrade Ranucci (Marquinhos), parabenizou alunos e Professores pelo trabalho que vem sendo realizado e a importância da presença das famílias, nos eventos.
Ao meio dia, alunos dos Professores Oséas Lourenço da Silva, Lisa Jaworski, Stela Liss e Chaiane Bruns, brindaram o público do Shopping Partage, com lindas apresentações.
Às 15h, foi a vez da Praça Ângelo Piazera receber belíssimas apresentações, com muito jazz, danças urbanas e breaking, chamando a atenção dos frequentadores desse novíssimo espaço público.
Adiado desde 2022, em virtude das intempéries climáticas, o Dance Colors Festival, idealizado pelo Professor Luiz Ramos, do Programa Bolsa Cultural, finalmente foi realizado no Parque Linear da Via Verde, à 16h, com direito a aulão de Zumba no aquecimento.
O Dance Colors Festival é um evento que já se espalhou pelo mundo e foi baseado na tradicional festa da India, o "Holi Festival", onde se comemora a chegada da primavera e o fim do inverno, que acontece entre os meses de Fevereiro e Março, naquele país, tomando conta das ruas em quase todas as cidades. A festa se assemelha bastante ao nosso “carnaval” pelo menos na parte de envolver muita música, dança e alegria.
Diz a tradição hinduísta, que o momento simboliza a vitória do bem contra o mal e as cores atraem boas energias para todos.
O significado do pó colorido, na tradição indiana:
- Amarelo: piedade / humildade / saúde
- Laranja: otimismo / alegria
- Azul: calma
- Vermelho: pureza / fertilidade / beleza
- Rosa: amor
- Verde: vitalidade / força
Encerrando as comemorações, os alunos de Patinação Artística da Professora Denise Batistela, se apresentaram na quadra poliesportiva do Parque da Inovação, às 17h.
Até o tempo colaborou e a chuvinha de final de tarde só começou após o término das apresentações das cinco coreografias.