As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando nas ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Grande parte dos atendimentos estão relacionados ao resgate de pessoas que estão em áreas alagadas e há equipes atuando em uma ocorrência de deslizamentos com vítimas em São Vendelino. As chuvas persistem nesta quinta-feira, 2, há diversos pontos de interdição e a forte correnteza, em alguns pontos, tem dificultado o trabalho.
O CBMSC ressalta que, considerando as previsões para os próximos dias em Santa Catarina, apesar do envio de equipes para apoio ao estado vizinho, a corporação segue garantindo o atendimento em todo o território catarinense com seu efetivo orgânico, no atendimento ordinário, e demais células de Forças-Tarefa (FTs) disponíveis, acionadas em caso de calamidade.
A corporação atua no RS, neste momento, com 32 bombeiros militares, 10 viaturas 4×4 e 11 embarcações, além de equipamentos para ocorrências de deslizamentos. O envio das equipes foi realizado nesta quarta-feira, 1º de maio, por determinação do governador Jorginho Mello.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a chuva se intensificou no estado na madrugada desta quinta-feira, 2, trazendo volumes acima de 100 mm no Litoral Sul, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. O avanço deste sistema traz chuvas intensas e volumosas para o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho, mas podem avançar até as regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis
Na sexta-feira, 3, a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa para estas regiões.
Os acumulados totais entre a quinta, 2, e a sexta-feira, 3, devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores. Nas áreas ao norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. É importante ressaltar que as previsões meteorológicas podem divergir em relação à posição da frente fria, o que pode resultar em acumulados diferentes aos que estão sendo previstos.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.