Entre todas as vacinas do calendário, foram aplicadas 2.888 doses
Sábado (8), foi o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Em Jaraguá do Sul, 25 Unidades Básicas de Saúde, mais a Central de Imunização abriram das 8h às 17h. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas neste dia 2.888 doses de vacinas, deste total, 1.103 contra a gripe e 1.043 contra a pólio, o restante foi de outras vacinas do calendário nacional.
Apesar dos esforços, a adesão às vacinas ainda é baixa. No Município, o público-alvo estimado para a campanha contra a pólio é de 11.504 crianças menores de cinco anos, mas receberam a imunização até agora 1.995 (17% do esperado). Segundo o cronograma do Ministério da Saúde a campanha segue até dia 14 de junho.
A fim de contribuir com a campanha, o Rotary Clube e Rotary Vale do Itapocu fizeram uma ação em frente à UBS Vila Nova e Central de Imunização orientando e chamando as pessoas para vacinarem seus filhos. A parceria fez parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação) que devem ser implementados por todos os países até 2030.
Vacina contra a gripe
A campanha de vacinação contra a gripe encerrou em 31 de maio, porém, a vacina segue liberada para o público em geral a partir dos seis meses de idade, até acabar o estoque. Em Jaraguá do Sul foram aplicadas 30.700 doses: 25.000 dos grupos prioritários e 5.700 da população em geral.
A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Neste ano, já foram confirmados três óbitos por influenza A em Jaraguá do Sul.