O VIII FESTECO, Festival de Teatro Comunitário de Mariana - MG etapa Nacional realizada nos dias 26, 27 e 29 de setembro, contou com a participação de diversos grupos de teatro de todo o país. Nesta edição, dois grupos representaram Jaraguá do Sul através do Programa Bolsa Cultural, o Grupo KEFI CIA de Teatro e o Grupo Municipal de Teatro, que apresentaram três peças durante o evento. As peças apresentadas “Assim Singrou o Barco” pelo Grupo Municipal de Teatro de Jaraguá do Sul, “Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte?” e “Quem Matou Alice no País das Maravilhas? Pelo Grupo KEFI CIA de teatro. “Assim Singrou o Barco”, um espetáculo onde sete marujos destinados a viver no navio Liberdade, na esperança de que um dia o destino os alcance, afinal, é isso que está escrito no código.
Ciclo após ciclo, em que cada dia se assemelha ao anterior, os tripulantes permanecem imóveis enquanto a vida passa diante deles. Mas onde começou tudo isso? Quando finalmente a verdade é revelada diante de seus olhos e o destino parece ainda mais distante, eles finalmente clamam por liberdade. Assim começa a odisseia das personagens, uma batalha entre o antigo e o novo, entre submeter-se ou não ao enfadonho, porém sagrado código, entre conservar as tradições ou reinventar a cultura de todo um sistema. Foi assim que o barco singrou... Arriba! “Quem Matou Alice no País das Maravilhas?”, o espetáculo criado por jovens atrizes e atores, que trazem um olhar para o destino da protagonista dessa história. Alice não apenas cai na toca do coelho, mas cai em si mesma e seu destino é inevitavelmente trágico.
Diante de um tribunal repleto de provas perfeitamente contaminadas, os personagens deste clássico da literatura precisarão desvendar o enigma por trás de sua morte. “Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte?”, é um espetáculo ambientado na AYLA 228, um espaço multicultural que celebra e exalta a diversidade das culturas populares brasileiras, a trama acompanha Madame Charlotte, uma jovem cantora que, na véspera de seu último show, enfrenta o mistério do desaparecimento de sua voz. Enquanto lida com essa perda, Charlotte descobre um passado oculto e mágico, repleto de profecias e sacrifícios.
Para recuperar o que lhe foi roubado e preservar o legado de suas ancestrais, ela deve desvendar os segredos que conectam seu destino às antigas histórias de sua família, contando com a ajuda e o gracejo das diversas vozes das criaturas que habitam a AYLA 228. O festival FESTECO, que em 2024 reuniu mais de 40 atrações com 180 artistas de diferentes regiões, também contou com a participação de aproximadamente 450 alunos do ensino fundamental e médio, reafirmando seu compromisso em promover o teatro como ferramenta de inclusão e transformação social. Além das apresentações, o evento ofereceu diversas oficinas aos participantes.
Indicações VIII FESTECO:
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Anderson Cavalcante - Melhor Ator Coadjuvante por “Quem Matou Alice no País das Maravilhas?”;
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Emmanuelle Furtado - Melhor Atriz Coadjuvante por “Quem Matou Alice no País das Maravilhas?”;
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Grupo Municipal de Teatro - Melhor Cenário e Melhor Caracterização por “Assim Singrou o Barco”;
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Felipe da Rocha - Melhor Texto Original por “Assim Singrou o Barco”;
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Lucas Jorge Muniz - Melhor Ator Coadjuvante por “Assim Singrou o Barco”;
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Maria Clara Araújo e Alana Schneider - Melhores Atrizes Coadjuvantes por “Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte?”;
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Thaysa Petry Lisbôa - Melhor Direção por “Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte?”
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Melhor Trilha Sonora por “Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte?”
Prêmios VIII FESTECO:
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Thaysa Petry Lisbôa - Melhor Atriz Coadjuvante por “Assim Singrou o Barco”;
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Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte? - Melhor Caracterização Cênica;
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Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte? - Melhor Texto Original.
Além das conquistas, a participação dos grupos no VIII FESTECO proporcionou uma experiência ímpar de troca de conhecimentos e fortalecimento da rede de teatro. Os integrantes dos grupos tiveram a oportunidade de assistir às apresentações dos demais coletivos, participar de oficinas, estabelecendo conexões que ultrapassam os limites do evento. Além disso, a interação com outros grupos permitiu o compartilhamento de experiências, metodologias e desafios enfrentados na produção teatral. Esse intercâmbio fortalece os laços entre as diferentes iniciativas, promovendo a troca de boas práticas e o aprimoramento contínuo do teatro comunitário no país.