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Brasileiro compra mais bebida no calor: conheça 7 redes de food service para empreender com foco na temporada
Publicado em 23/10/2024 10:31
Brasil

Dados da empresa Scanntech revelam altas de 5,9% no consumo de unidades e 10,7% no faturamento geral entre 2023 e 2024

Ainda nem começou o verão, mas o impacto do calor já deixou marca no food service este ano. Segundo a empresa Scanntech, em agosto (ainda durante o inverno), picos de temperatura motivaram os brasileiros a consumir mais bebidas. Principalmente entre água, refrigerante, cerveja e espumantes, o mês teve aumento de 5,9% sobre agosto do ano passado. A nível geral do mercado, notícia ainda mais animadora: alta de 10,7% no faturamento. A pesquisa incluiu 45 mil pontos de venda, que somam R$ 763 bilhões do varejo nacional. 

Com a chegada da primavera e temperaturas próximas dos 30ºC pelo país, o aquecimento afeta também o meio do food service, que mesmo sem o horário de verão incentiva o público a refrescar-se nos happy hours com amigos e familiares. Aos investidores interessados no ramo, aqui estão sete marcas para empreender de olho na temporada de calor: 

JAH

Com a chegada das estações mais quentes, o clima pede iguarias geladas, e o açaí, que se popularizou no Brasil amplamente consumido batido com diversos ingredientes, é uma excelente opção para refrescar e nutrir. Nesse contexto, o JAH, rede de açaí, sorvetes e picolés, se destaca como uma oportunidade de investimento. A marca nasceu em 2009, na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), oferecendo produtos 100% artesanais, sem conservantes ou gordura vegetal, com opções zero açúcar, veganas e sem lactose, a preços acessíveis. Pioneira no Brasil, inovou o conceito de self-service com a criação do ‘açaí turbinado’, permitindo que os clientes se sirvam à vontade e adicionem a quantidade de toppings que desejarem. O sucesso do formato exclusivo de autoatendimento impulsionou a expansão da marca por todo o país. Desde 2015 no franchising, o JAH já conta com 160 unidades em operação em 14 estados. A rede também possui duas unidades fabris, localizadas em Belo Horizonte (MG) e Sorocaba (SP), garantindo um suporte eficaz aos franqueados. Com foco na qualidade e no custo-benefício, o JAH oferece quatro modelos de negócios: loja, quiosque, container e store in store. Com investimento inicial a partir de R$ 150 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 45 mil e prazo de retorno de 18 a 24 meses.

 

Bubble Mix

Com produto prático, saboroso e refrescante, a Bubble Mix, rede pioneira de bubble tea no país, é excelente opção de investimento visando a alta do consumo na temporada de calor. De inspiração oriental, a marca tem como foco a bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a Bubble Mix entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados. Com faturamento anual de R$ 29,4 milhões em 2023, a rede tem modelos a partir de R$ 135 mil de investimento inicial já com taxa de franquia, faturamento médio mensal a partir de R$ 35 mil e prazo de retorno de 20 meses. Com 70% dos insumos importados de Taiwan, entre os produtos da rede estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores. 

Cuor di Crema

Nada como um gelato para refrescar, certo? Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, a produção respeita as tradições e os processos das legítimas gelaterias italianas, com produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. Os gelatos Cuor di Crema têm uma lista extensa de sabores autênticos: são quase 100 receitas, cada uma com experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender, são dois modelos de negócios: quiosque e loja. Atualmente, a Cuor di Crema possui 9 unidades em operação. Em 2023, o faturamento geral ultrapassou R$8 milhões. Para adquirir um quiosque, o investimento inicial é de R$ 475 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 80 mil e retorno previsto entre 22 a 38 meses. 

Johnny Rockets 

Happy hour pede bebida gelada e petiscos, certo? No Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 50, os fins de tarde são regados a torres de chopp e os mais deliciosos burgers e porções. Caso o programa seja familiar, o cardápio conta também com milkshake para os pequenos e versões com álcool para o público adulto. Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$5 bilhões por ano em todo o mundo, a marca americana abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2024 com 50 restaurantes. Com diferentes portes de loja para adequar-se a cidades grandes e médias, a rede oferece modelos para Praça de Alimentação, lojas com área própria de refeições e até unidades de rua, com investimento a partir de R$960 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 220 mil e prazo de retorno de 18 a 36 meses.

Buteco Seu Rufino

Com um cardápio convidativo e clássico de boteco, que traz clássicos como torresmo e buraco quente - pão francês recheado com carne desfiada, os clientes podem bebericar várias delícias, como os drinks clássicos Margarita, Moscow Mule, Sex On The Beach, drinks sem álcool e diversas opções de caipirinhas. A rede famosa no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e restaurantes do Brasil. As oito unidades em funcionamento oferecem aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. São dois modelos de franquia de variam entre 70m² e 150m², com investimentos a partir de R$ 400 mil.

Espetto Carioca

O Espetto Carioca, é uma rede de bares e restaurantes fundada em 2011, especializada em espetinhos de churrasco, e atualmente conta com 55 unidades presentes em seis estados. É possível encontrar diversas opções de drinks refrescantes, como Mamacita Mule, que leva vodka kong, xarope de morango, suco de limão, espuma de amora e perfume cítrico; drink Pink Sensation, que tem como base o Gin Galaxy, xarope de morango, suco de limão, soda de goiaba, spray de canela, hortelã e limão francesa, além de cerveja gelada e o “chope zero grau”, servido em uma caneca congelada a zero grau em um ultracongelado, o que mantém a bebida na temperatura perfeita por muito mais tempo. Com investimento a partir de R$ 257 mil, a franquia pode ser instalada nos modelos quiosque bar, container, fast casual, bar e restaurante, de 90m², 150m² ou 300m².

Mané

A rede de botecos que nasceu no ano de 2019 para proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco, oferece em seu cardápio uma combinação atrativa de petiscos e pratos prontos ou para dividir. As delícias podem ser acompanhas por uma carta de drinks refrescantes, como o Mané Love, uma deliciosa combinação de vodka de baunilha, suco de limão, xarope de framboesa e tônica artesanal; Caipis do Mané, nos sabores de abacaxi, limão, maracujá ou morango e sem esquecer das opções de cerveja, sempre bem gelada para refrescar. Com faturamento de R$ 67 milhões em 2023, a rede conta com 22 unidades e mira expansão na região Sudeste, com investimento a partir de R$ 563 mil, estão disponíveis o modelo boteco, de 70m² o de 150m². 

 

Samara Perez
Diretora de Redação

Markable Comunicação Samara Perez