O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul conquistou novamente o Selo de Signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, alcançando a pontuação máxima de seis estrelas, por ser referência em promover ações que contribuem com o ODS 6 – Água Potável e Saneamento Básico. De acordo com a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente do Samae, Déborah Melo, “no ano passado recebemos o selo pela primeira vez, com três estrelas, por termos cumprido os compromissos no ano de 2023.
Neste ano, conquistamos seis estrelas, por ter cumprido os compromissos no ano de 2024, evidenciando ainda mais o comprometimento do Samae com ações voltadas ao saneamento básico, à sustentabilidade, à melhoria da qualidade de vida da população e visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
O diretor técnico da autarquia, Tuhã Schmitt do Evangelho, explica que “o Samae tem implantado estratégias e investido continuamente para melhorar a infraestrutura de saneamento, além de cumprir as metas estipuladas no Plano Municipal de Saneamento Básico e as diretrizes do novo marco legal, que enfatizam a eficiência e a universalização dos serviços. O compromisso da autarquia é assegurar que todos tenham acesso ao saneamento adequado, promovendo benefícios para à saúde pública, para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável de Jaraguá do Sul”, destaca.
O Movimento Nacional ODS em Santa Catarina tem como missão mobilizar pessoas e organizações para a realização de práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o propósito de construir uma sociedade melhor, inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Para receber o selo, as entidades participantes precisam apresentar projetos que cumpram um ou mais dos 17 objetivos, que abrangem temáticas diversificadas, como Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, entre outros.