A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém convênio com a Associação Jaraguá Mais Saudável com a finalidade de promover ações voltadas à população em geral. Entre as iniciativas que estão sendo desenvolvidas está o Projeto de Vida, voltado a adolescentes acolhidos nos abrigos municipais e nas famílias acolhedoras. O projeto também tem a parceria da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
A iniciativa prevê mais de 10 encontros até o final de 2025 e tem como objetivo fomentar o autoconhecimento, estimular sonhos e possibilitar o planejamento de trajetórias de vida. Atualmente, o projeto acompanha 25 adolescentes, divididos em duas turmas, com a mediação de professores de diferentes áreas do conhecimento do Centro Universitário Católica de Santa Catarina – polo Jaraguá do Sul.
A parceria com os professores mostra a importância da união de esforços técnicos, acadêmicos e sociais para garantir uma abordagem acolhedora e transformadora à comunidade jaraguaense.
A proposta também conta com o apoio do Fundo Social Sicredi, que possibilitou a elaboração de um Caderno que será utilizado como ferramenta pedagógica ao longo dos encontros. Para Caroline Elisa Obenaus Cani, presidente da Associação, o projeto reafirma o compromisso com a construção de oportunidades.
O projeto é uma das ações previstas no convênio entre a Associação e a Prefeitura de Jaraguá do Sul – Fundo Municipal de Saúde, que tem como foco principal a promoção da saúde e da longevidade no município, através dos pilares comer, mover e pertencer.
Para Carine Santos, coordenadora de extensão da Católica de Santa Catarina, o Projeto de Vida é uma oportunidade para apoiar os adolescentes a se reconhecerem como protagonistas de suas histórias. Ao estimular o autoconhecimento e o planejamento de futuro, além da contribuição para o desenvolvimento individual desses jovens, há o fortalecimento de uma sociedade mais acolhedora, colaborativa e inclusiva.
Segundo os secretários de Saúde e de Assistência Social e Habitação, Rogério Luiz da Silva e Bianca Uber, respectivamente, a parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada fortalece as políticas sociais.