Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Jaraguá do Sul integra programação nacional com painel “Clima em ruínas, territórios em ação”
Por Administrador
Publicado em 23/10/2025 14:23
Geral
Crédito Fotos: Rafa Neddermeyer - Agência Brasil

Jaraguá do Sul integra a programação nacional Circuito Urbano 2025, iniciativa do ONU-Habitat, no próximo dia 28 de outubro. Sob organização local do Instituto Cocidades, o painel “Clima em ruínas, territórios em ação”, reunirá especialistas, pesquisadores e lideranças comunitárias para discutir as transformações climáticas e as formas de resistência que emergem nos territórios brasileiros diante de crises ambientais, cada vez mais comuns e intensas.
 
A transmissão online será ao vivo pelo canal do YouTube do Circuito Urbano: youtube.com/c/CircuitoUrbano-ONU-Habitat

Aberto a todo público, o encontro irá propor um diálogo entre duas experiências distintas e complementares: a seca no Amazonas e as enchentes no Rio Grande do Sul. Ambas ilustram como os impactos das mudanças climáticas recaem de maneira desigual sobre comunidades vulneráveis e como, na ausência ou ineficácia de políticas públicas, surgem soluções construídas a partir da realidade local.
 
Para abordar os temas, estarão presentes os especialistas Sharlene Melanie, doutora em Design e fotógrafa com trajetória em comunidades indígenas e ribeirinhas na região Norte, e Leonardo Brawl Marques, arquiteto e urbanista, professor da UFRGS e coordenador do TransLAB.URB, que atua em territórios atingidos por desastres climáticos no Sul do país.

Ao aproximar exemplos de dois pontos extremos do país, o evento amplia o debate sobre resiliência, colaboração e governança local, temas que ganham destaque no cenário global diante da COP30, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada no país em novembro deste ano, em Belém do Pará.

A realização desta programação do Circuito Urbano 2025 em Jaraguá do Sul insere o município nesse debate de alcance global, ajuda a discutir localmente em Jaraguá do Sul na promoção de diálogos que unem meio ambiente, desenvolvimento e inclusão social.

O evento virtual terá início às 19h, com uma introdução da arquiteta e urbanista jaraguaense Laryssa Tarachucky, diretora de programas e metodologias do Instituto Cocidades. A mediação dos participantes será conduzida por Rodrigo Willemann, diretor-presidente do Instituto Cocidades, com apoio de Luana Seidel, Denisse Lopes e Fernanda Elisa Palandi.

Sobre o Circuito Urbano 2025

Circuito Urbano é uma iniciativa do ONU-Habitat no Brasil que ocorre anualmente durante o Outubro Urbano, mês dedicado à reflexão sobre o futuro das cidades e à promoção de ambientes urbanos mais inclusivos, sustentáveis e resilientes. A iniciativa promove visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diferentes atores, como governos, empresas, universidades e organizações da sociedade civil, em todo o país. 
 
Este ano, o Circuito Urbano chega à 7ª edição, com o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, alinhado à COP30. A programação visa fortalecer o diálogo entre ciência, políticas públicas e participação social, destacando práticas inovadoras e soluções locais que contribuem para o desenvolvimento urbano equilibrado e colaborativo. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.circuitourbano.org .

Sobre o Instituto Cocidades

O Instituto Cocidades é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2025 em Jaraguá do Sul (SC). Sua missão é cocriar cidades mais justas e sustentáveis por meio da inovação e da participação cidadã. Conectando pessoas, ideias e tecnologias, o Instituto promove espaços de escuta, cocriação e colaboração entre comunidades, poder público, empresas e academia, sempre guiado por princípios de transparência, ética e bem comum. Para saber mais, siga as redes sociais @co.cidades.

Jornalista Denisse Lopes (SC 02841-JP)
 

--

Atenciosamente,  
 
Instituto Cocidades  
Jaraguá do Sul – SC  
institutococidades@gmail.com |  47 99741-0107  
Comentários