Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Solenidade marca lançamento da Escola do Legislativo de Jaraguá do Sul
03/10/2023 14:44 em Camara de Vereadores de Jaraguá do Sul

O auditório da Católica-SC ficou lotado na noite desta segunda-feira (2) para presenciar o lançamento da Escola do Legislativo Professor Balduino Raulino. Com isso, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul se torna pioneira, na região do Vale do Itapocu, na área da Educação. A Escola do Legislativo terá o objetivo de fortalecer a democracia e oportunizar o aprimoramento e a qualificação dos parlamentares, servidores, lideranças comunitárias e políticas.

Além disso, buscará possibilitar a complementação dos estudos em todos os níveis de escolaridade, fornecendo conhecimentos básicos para o exercício das funções dos servidores, considerando suas lotações e atribuições. O projeto de Lei é de autoria do presidente da Casa de Leis, Luís Fernando Almeida e dos vereadores Ronnie Lux e Osmair Gadotti, todos do MDB. A Escola do Legislativo também terá a função de desenvolver, coordenar e executar programas e ações institucionais da Câmara Municipal, como o Programa Alunos no Legislativo, Programa Câmara Mirim, Programa Câmara Aberta, Programa Permanente de Visitação ao Legislativo, entre outros.

Para Luís Fernando Almeida, a missão da Escola será de grande importância para a sociedade jaraguaense e irá formar cidadãos para garantir os direitos de todos os moradores da cidade. Além disso, ele acredita que ela irá aproximar a população do Legislativo. O parlamentar também reafirmou que uma das primeiras ações da Escola será a formação dos servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A ideia é inclusive propiciar à população a oportunidade de desenvolver o curso de Libras. Então eu tenho certeza que a Escola do Legislativo irá desenvolver a sua missão”, destacou.

A Escola do Legislativo leva o nome de um importante político jaraguaense: Balduino Raulino, que foi vereador de 1989 a 1996 e presidente do Legislativo em 1990. Segundo o vereador Luís Fernando Almeida, a homenagem se dá por conta de toda a contribuição dada por Raulino ao município. Foi professor e atuou por muito tempo na promoção da educação e da cultura na cidade. Faleceu em 6 de abril de 2023, deixando a esposa, 3 filhas, 3 genros e 3 netas, além de um grande legado de realizações para o município.

Uma de suas filhas, Mara Isa Balduíno, em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, afirmou que é um orgulho ver o nome do pai estampado em duas vertentes que ele mais atuou: educação e política.

“Pra nós é um orgulho muito grande porque nós entendemos o papel do Legislativo, a força que o legislador tem e quanto maior for uma comunidade cidadã, mais nós teremos uma cidade em que poderemos ser felizes no que tange aos órgãos públicos”, frisou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!