O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, assinou no final da manhã desta terça-feira (10), um Termo de Compromisso com a Defesa Civil Estadual para a instalação de 5 kits de transposição – pontes pré-fabricadas -, para substituir pontes e pontilhões de madeira.
O município ficará responsável pela instalação das cabeceiras, enrocamentos e acessos, já a Defesa Civil Catarinense fornece e instala a estrutura de concreto. O prefeito agradeceu a parceria e disse que vai cobrar a agilidade nas instalações. “A intenção é substituir ao máximo as pontes e pontilhões de madeira, isso reduz o custo de manutenção, prolonga a vida útil dos equipamentos e oferece mais segurança para a comunidade”, disse.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Douglas D’Avila Bida, os processos são rápidos pois já estão aprovados e depende apenas da execução das cabeceiras para as instalações. “O trâmite será rápido e estão todos aprovados. São estruturas que estavam fragilizadas e serão reforçadas, inclusive prevenindo novos alagamentos pois permitem maior vazão. Há pedidos de outros dois kits para o município que também devem ser aprovados”, afirmou.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Alceu Gilmar Moretti, destacou que os técnicos irão definir qual a primeira estrutura a ser substituída e qual será o cronograma de trabalho. “Assim que tudo estiver devidamente alinhado daremos início às instalações, mas todas as estruturas serão implementadas em 2026”, garantiu.
Pontes que serão instaladas
– Ponte com 10 metros de comprimento e 6,5 metros de largura no bairro Rio Molha;
– Ponte com 20 metros de comprimento e 6,5 metros de largura na localidade de Santo Estevão;
– Ponte com 10 metros de comprimento e 6,5 metros de largura no bairro Rio Cerro II;
– Ponte com com 12 metros de comprimento e 6,5 metros de largura no bairro Rio da Luz;
– Ponte com com 12 metros de comprimento e 6,5 metros de largura no bairro Barra do Rio Cerro.